JEPEPs: final de Futsal reúne grande quantidade de alunos

O esporte que consegue mudar o futuro dos jovens:  "para mim o esporte é tudo. Claro que meus estudos são a base, mas o esporte lhe dá oportunidades. Eu também jogo bola em um time no meu bairro, e assim nós vamos começando aos poucos mesmo com dificuldades", diz Cristielly Camila, 16 anos. A garota é uma das atletas do time de futsal do Ceti Júlia Nunes. Elas conquistaram o segundo lugar da modalidade pela 21ª Gerência Regional de Educação na categoria infanto, que vai dos 15 aos 17 anos. Esta é a segunda vez que a jovem participa dos Jogos das Escolas Públicas Estaduais Piauienses (JEPEPs).

O professor de Educação Física e técnico das meninas, Raimundo Nonato, se orgulha do time ao ver que elas captaram a mensagem principal dos jogos: a paz nas escolas. "Nós precisamos parar com essa cultura que só vale o primeiro lugar. As meninas já são amigas de esporte e a ferramenta da educação é indispensável", enfatiza o professor.

O jogo da final foi realizado nesta segunda-feira (11) de manhã, na quadra da Unidade Escolar Professora Maria do Carmo Reverdosa da Cruz, localizada no bairro Itararé, na zona sudeste de Teresina, com uma grande quantidade de alunos torcendo para as equipes. O lugar também foi palco para outras duas finais do futsal, a do Infanto masculino (Fundação da Paz x Ceti Didácio Silva) e a do masculino infantil (Unidade Escolar Agnelo Pereira x Ceti Milton Aguiar).

Os campeões vão representar a 21ª GRE nos jogos escolares estaduais, organizados pela Fundespi, no início de agosto. "O evento começou com todos os participantes das 24 escolas e 23 equipes de futsal e agora nós fechamos essa etapa com uma festa de paz e união do esporte, uma ferramenta muito importante para trabalharmos o futuro desses jovens", explica o professor Marcos Petrônio, supervisor de Educação Física da 21ª GRE.

Até o fim desta semana, todas as escolas da grande Teresina já terão realizado as finais também das outras modalidades esportivas (vôlei, basquete, handebol, badminton, tênis de mesa e xadrez).

O professor Moacir Moreira, um dos organizadores do JEPEPs e técnico de Educação Física da gerência de Ensino Médio da Seduc, está satisfeito com o trabalho desenvolvido. "Reconhecemos o trabalho dos nossos professores, o esforço dos nossos gerentes mesmo com certa dificuldade em algumas atividades e podemos perceber que todos se esforçaram para realizar os jogos da melhor maneira possível. Eu vejo uma competição muito bonita do nosso estado com os estudantes na escola pública. A participação neste ano foi surpreendente, os alunos torcendo pelas suas escolas, então o JEPEPs superou as expectativas".

Modalidades do JEPEPs

Até o dia 13 de junho os alunos estão competindo em quatro modalidades coletivas (futsal, voleibol, handebol, basquete) e nove modalidades individuais (atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica desportiva, judô, xadrez, natação, tênis de mesa e luta olímpica). Os campeões de cada Gerência Regional de Educação (GRE) vão disputar a próxima etapa pelo campeonato da Fundespi.

Os campeões vão para os Jogos escolares da Juventude

Os vencedores do jogos estaduais representarão o Piauí na primeira seletiva nacional da Regional Nordeste dos Jogos Escolares da Juventude, que será realizada entre os dias 12 e 16 de setembro em Natal, no estado do Rio Grande do Norte.