Seduc realiza formação das Salas de Recursos Multifuncionais

 

A Secretaria de Estado da Educação - SEDUC/PI, por meio da Gerência de Educação Especial, realiza de 31 de julho a 03 de agosto a formação de professores das Salas de Recursos Multifuncionais. As salas visam garantir condições de acesso, participação e aprendizagem dos alunos público-alvo da educação especial na sala comum.

 

A gerente de Educação Especial, Eleonora Sá, revela que a formação acontece para professores e outros profissionais envolvidos no Atendimento Educacional Especializado (AEE) de Teresina e de municípios vizinhos.

 

"Com o tema Diretrizes Operacionais para Sala de Recursos Multifuncionais, a formação tem o objetivo de orientar a operacionalização destas, torna-se prioridade, haja vista a necessidade constante no aprimoramento de suas práticas no âmbito das escolas da rede estadual", observa a gerente.

 

Durante a formação, será realizado o lançamento das Diretrizes Operacionais das Salas de Recursos Multifuncionais. Discutido o Plano de Desenvolvimento Individual -estruturação e aplicabilidade. E discutidas estratégias de desenvolvimento do Plano de AEE. 


Hoje o Piauí conta com 152 salas de recursos em atividade. Outros municípios deverão receber a formação no segundo semestre a partir da liberação de recursos do Plano de Ações Articuladas (PAR). A formação acontece no Centro Integrado de Educação Especial (CIES), em Teresina.

 

PROGRAMAÇÃO

8h-10h:

·    Abertura oficial

·  Mesa de Autoridades

·  Lançamento das Diretrizes Operacionais para Sala de Recursos Multifuncionais

·  10h - 12h:

·  Plano     de    Desenvolvimento    Individual    -    PDI: estruturação e aplicabilidade

·  12h: Almoço 14h - 16h:

·  Plano     de    Desenvolvimento    Individual    -    PDI:

·  estruturação e aplicabilidade

2° Dia


·  8h-12h:

·  Sala 01: Estratégias de desenvolvimento do AEE- Deficiência Visual - Grupo A

·  Sala 02: Estratégias de desenvolvimento do AEE- Deficiência Auditiva - Grupo B

·  Sala 03: Estratégias de desenvolvimento do AEE-

·  TEA - Grupo C

·  Sala 04: Estratégias de desenvolvimento do AEE- Deficiência Intelectual - Grupo D

·  Sala 05: Estratégias de desenvolvimento do AEE- Altas Habilidades/Superdotação - Grupo E

·  Sala 06: Estratégias de desenvolvimento do AEE - Deficiência Física e Estratégias de desenvolvimento para Estimulação Precoce - Grupo F

·  12h: Almoço 14h- 18h:

·  Sala 01: Estratégias de desenvolvimento do AEE-

·  Deficiência Visual - Grupo F

·  Sala 02: Estratégias de desenvolvimento do AEE- Deficiência Auditiva- Grupo A

·  Sala 03: Estratégias de desenvolvimento do AEE-

·  TEA Grupo B

·  Sala 04: Estratégias de desenvolvimento do AEE- Deficiência Intelectual - Grupo C

·  Sala 05: Estratégias de desenvolvimento do AEE- Altas Habilidades/Superdotação - Grupo D

·  Sala 06: Estratégias de desenvolvimento do AEE - Deficiência Física e Estratégias de desenvolvimento para Estimulação Precoce - Grupo E


3° Dia

·  8h-12h:

·  Sala 01: Estratégias de desenvolvimento do AEE- Deficiência Visual - Grupo E

·  Sala 02: Estratégias de desenvolvimento do AEE- Deficiência Auditiva - Grupo F

·  Sala 03: Estratégias de desenvolvimento do

·  AEE- TEA- Grupo A

·  Sala 04: Estratégias de desenvolvimento do AEE- Deficiência Intelectual? Grupo B

·  Sala 05: Estratégias de desenvolvimento do AEE-

·  Altas Habilidades/Superdotação - Grupo C

·  Sala 06: Estratégias de desenvolvimento do AEE

·  - Deficiência Física e Estratégias de desenvolvimento para Estimulação Precoce - Grupo D

·  12h: Almoço 14h - 18h:

·  Sala 01: Estratégias de desenvolvimento do AEE-

·  Deficiência Visual - Grupo D

·  Sala 02: Estratégias de desenvolvimento do AEE-

·  Deficiência Auditiva - Grupo E

·  Sala 03: Estratégias de desenvolvimento do

·  AEE- TEA - Grupo F

·  Sala 04: Estratégias de desenvolvimento do AEE- Deficiência Intelectual- Grupo A

·  Sala 05: Estratégias de desenvolvimento do AEE- Altas Habilidades/Superdotação? Grupo B

·  Sala 06: Estratégias de desenvolvimento do AEE

·  ? Deficiência Física e Estratégias de desenvolvimento para Estimulação Precoce - Grupo C

·   

·  4º dia

·  8h-12h:

·  Sala 01: Estratégias de desenvolvimento do AEE- Deficiência Visual - Grupo C

·  Sala 02: Estratégias de desenvolvimento do AEE- Deficiência Auditiva - Grupo D

·  Sala 03: Estratégias de desenvolvimento do

·  AEE- TEA - Grupo E

·  Sala 04: Estratégias de desenvolvimento do AEE- Deficiência Intelectual - Grupo F

·  Sala 05: Estratégias de desenvolvimento do AEE- Altas Habilidades/Superdotação- Grupo A Sala 06: Estratégias de desenvolvimento do AEE - Deficiência Física e Estratégias de desenvolvimento para Estimulação Precoce - Grupo B

·   

·  12h: Almoço

·  14h  18h:

·  Sala 01: Estratégias de desenvolvimento

·  AEE-Deficiência Visual- Grupo B

·  Sala 02: Estratégias de desenvolvimento AEE-Deficiência Auditiva - Grupo C

·  Sala 03: Estratégias de desenvolvimento

·  AEE- TEA - Grupo D

·  Sala 04: Estratégias de desenvolvimento AEE- Deficiência Intelectual - Grupo E

·  Sala 05: Estratégias de desenvolvimento

·  AEE- Altas Habilidades/Superdotação - Grupo F Sala 06: Estratégias de desenvolvimento do AEE - Deficiência Física e Estratégias de desenvolvimento para Estimulação Precoce - Grupo A