Ceti Raldir Cavalcante expõe projeto Arte na Praça no Salipi

 

O Centro de Educação em Tempo Integral (Ceti) Raldir Cavalcante Bastos, levou o projeto "Arte na Praça" que envolve os alunos e professores da escola, com a elaboração de trabalhos artísticos, para o Salão do Livro do Piauí - Salipi, nos dias 06 e 07 desse mês.



O projeto que é realizado todos os anos na escola, com exposições em forma de feira de trabalhos dos alunos de artes, da professora Roselita Magalhães que coordena o projeto, foi para o Salipi a convite da organização do evento, para exposição e amostra de pinturas com tema fazendo referência ao autor homenageado desse ano no salão.


O diretor do Ceti, Carlos Eduardo, destaca que na escola os alunos além da aula específica, têm à sua disposição um ateliê de arte, onde os alunos que possuem estas habilidades artísticas ampliam seus conhecimentos. "A visão de mundo muda e com isso eles têm contato com outras culturas, além de levantar a auto-estima, ele coloca o seu sentimento nessas telas, o projeto em si trás vários pontos positivos para todos", avalia.



Ano passado 450 telas de vários temas foram confeccionadas pelos alunos e todas foram vendidas a preços populares, com o dinheiro recolhido os estudantes viajam para cidades do Piauí conhecendo os museus e espaços turísticos, obras de arte. A próxima viagem pretendida será São Raimundo Nonato.


Nesta quinta 07, os estudantes permanecem o dia todo no evento, divulgando a arte, e a sua importância, pintando, tocando, cantando e falando do desenvolvimento deles como pessoa. Participam do Salipi os alunos do ensino médio das 1ª, 2ª e 3ª séries, cerca de 90 estudantes no total.



O SALIPI 2018

Com o tema: "Uma casa sem livros é um corpo sem alma" (Marco Túlio Cícero, 106-43 a.C.), o salão homenageia o escritor, historiador e professor Arimathéa Tito Filho. Também serão relembrados o centenário do nascimento do crítico literário Antônio Cândido e de morte do poeta popular Leandro Gomes de Barros e de Olavo Bilac.


O Salão do Livro do Piauí está entre os maiores eventos literários do nordeste. Consta do Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras lançado pelo Ministério das Relações Exteriores e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. No Piauí, o evento faz parte do calendário da SECULT e é citado pelos órgãos públicos como um dos maiores acontecimentos do Estado. O SALIPI atrai a cada ano cerca de 180 mil pessoas e serve como ponto de encontro entre artistas e público. São 10 dias com exposições, bate-papos literários, danças, músicas, apresentações teatrais, comercialização de livros e outros produtos em torno da leitura.