Escolas iniciam a II etapa dos JEPEPs

Pedro Emanuel, aos 12 anos, sonha em ser jogador de futebol. Ele é um dos atacantes do time infantil de futsal da Unidade Escolar Júlia Nunes, no bairro Itararé, na zona sudeste de Teresina. Nesta quarta-feira (06), o time que o Pedro joga estreou na segunda etapa dos Jogos das Escolas Públicas Estaduais Piauienses (JEPEPs) contra a seleção da Unidade Escolar Agnelo Pereira da Silva. Mas só foi possível entrar na disputa porque no boletim do garoto só tinha nota azul, esse é um dos pré-requisitos para participar do JEPEPs.

O professor de educação física do jovem, Raimundo Nonato, reconhece a importância dos jogos: "o esporte é uma ferramenta salutar para essas crianças que almejam fugir das drogas. Com o esporte, os alunos têm demonstrado um maior interesse, melhorando as notas e o comportamento".

Durante o dia de hoje em todo o estado, as escolas da Seduc que vão servir como sede para a realização das partidas pelo JEPEPs por cada Gerência Regional de Educação (GRE) receberam centenas de alunos para a abertura oficial da II etapa dos jogos escolares. Além de muita animação e garra, as equipes levaram para as quadras mensagens de paz por meio de cartazes com o objetivo de promover a paz, pegando como gancho a iniciativa do projeto Queremos Paz, já desenvolvido pela Seduc e Ministério Público Estadual, que tem como principal objetivo de resolver conflitos escolares.

Na zona sul da capital, a quadra da Unidade Escolar Domício Magalhães, no bairro Promorar, os responsáveis pela 19ª GRE deram o ponta pé inicial logo cedo. O professor Raimundo Oliveira, técnico de Educação Física, enfatiza a grande participação dos alunos: "na 19ª GRE são mais de 30 equipes de 21 escolas disputando até o dia 13. Nós estamos muito satisfeitos com o engajamento dos estudantes".

As primeiras partidas começaram nesta quarta-feira (06).

Eric Rian, de 13 anos, do time de futsal da Unidade Escolar Florisa Silva confirma: "é um incentivo para que nós possamos valorizar o esporte e a educação". A gerente da 19ª GRE, Marlene Silva, classifica o JEPEPs como oportunidade ímpar, porque a maioria dos alunos gosta de praticar esportes, o que é muito bom, pois se torna uma forma de tirar os jovens das drogas e criminalidade.

Na zona norte, na Unidade Escolar Helvídio Nunes, no bairro Marquês, o professor Tarcísio Pires, gerente da 4ª GRE, se orgulha do desempenho de todos os envolvidos: "praticamente todas as nossas escolas estão nos jogos. O sentimento é de muita alegria e euforia por parte dos alunos. Este é momento oportuno para que eles possam externar toda a desenvoltura no esporte. Eu vejo entusiasmo em cada um deles que se encontram aqui apoiando os seus respectivos professores educadores físicos e os diretores".

O professor de educação física da Unidade Escolar Severiano Sousa, Cícero Júnior, sempre incentiva seus alunos a participarem dos jogos: "é muito bom porque é uma oportunidade para os meninos interajam com os demais alunos das outras escolas".

Kedma Laryssa, participa pela segunda vez dos jogos. Neste ano, ela está no futsal feminino: "eu acho uma ótima oportunidade para se aproximar das outras pessoas da escola, como, os próprios companheiros de equipe, e até dos diretores".

A banda música do CETI Edgar Tito animou as torcidas durante os jogos.

Na zona leste, na Unidade Escolar Monsenhor Raimundo Nonato Melo, no bairro Morada do Sol, mais de 33 escolas da 20ª GRE participaram da abertura dos jogos. A diretora Mirlani Ramos se orgulha do resultado neste dia de solenidades: "foi muito bonita a participação de todos. Os alunos trouxeram cartazes personalizados com frases relacionadas à paz, inspirados no projeto Queremos Paz, o que passa uma ideia de empenho, confraternização e harmonia não só durante a competição".

Estudantes do Colégio da Polícia Militar vão representar a escola na modalidade futsal.

O professor Walberto Miranda, técnico de educação física da 20ª GRE, comemora o sucesso dos jogos: "essa abertura foi muito boa mesmo com a presença de muitos alunos, diretores e professores. É fantástico como os jogos motivam os alunos, são mais de 20 escolas participando pela 20ª GRE".

Os alunos estão ansiosos pelo desenrolar das competições. Naely Sousa, de 15 anos, e Douglas Francisco, 16 anos, que representam a Unidade Escolar Monsenhor Melo pelo time de futsal feminino e masculino, respectivamente, estão confiantes: "esperamos chegar à final". Para isso, o professor e treinador deles, o professor David Alves, está focando nos treinos técnicos, físicos e psicológicos três vezes por semana. Os meninos também reforçam o pedido de paz nas escolas: "que nós possamos jogar de forma pacífica, sem agressões físicas".

Modalidades do JEPEPs

Até o dia 13 de junho os alunos estão competindo em quatro modalidades coletivas (futsal, voleibol, handebol, basquete) e nove modalidades individuais (atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica desportiva, judô, xadrez, natação, tênis de mesa e luta olímpica). Os campeões de cada Gerência Regional de Educação (GRE) vão disputar a próxima etapa pelo campeonato da Fundespi.

Os campeões vão para os Jogos escolares da Juventude

Os vencedores de cada modalidade representarão o Piauí na primeira seletiva nacional da Regional Nordeste dos Jogos Escolares da Juventude, que ocorrerá entre os dias 12 e 16 de setembro em Natal, no estado do Rio Grande do Norte.