Academia de Letras empossa novos alunos

Com a missão de influenciar outros alunos e continuar a produção de textos para o acervo da Academia de Letras Juvenil Nossa Senhora da Paz (ALEJUNSP), formada por alunos da Fundação Nossa Senhora da Paz, nesta quarta-feira (30), 16 novos integrantes tomaram posse das cadeiras durante a manhã.

Com a presença da Seduc, outras autoridades e professores, todos os alunos da Unidade Escolar Nossa Senhora da Paz, na zona sul de Teresina, participaram da solenidade de posse. "Eu sempre gostei muito de escrever, adoro ler também. Quis muito fazer parte da academia de letras. Hoje, me sinto muito feliz porque é parte do meu sonho que está sendo realizado", se emociona Maria Francisca, que aos 15 anos é a mais nova empossada.

Representando o secretário Hélder Jacobina, o superintendente de ensino da Seduc, professor Carlos Alberto Pereira, ressalta a grandiosidade da iniciativa para a educação. "Manter um projeto desses em uma escola pública é de muita importância para nós que fazemos a educação do estado do Piauí. Mostra a preocupação na produção de conhecimento. Nós da Seduc só temos que bater palmas por exemplos como esse. Esperamos que projetos como esse cresçam, se expandam, fazendo com que os alunos se dediquem mais às letras".

Antes da cerimônia de posse, o padre Antônio Barbosa, pároco da igreja de São José, que fica na própria Fundação Nossa Senhora da Paz, celebrou a missa em agradecimento. "Nós estamos começando com a celebração para agradecer a Deus. Tudo isso é para que o aluno possa ler e escrever melhor, uma questão de ensino e aprendizado. O objetivo maior é que eles possam desenvolver ainda mais a prática da leitura e escrita", disse a diretora da Unidade, professora Socorro Amâncio.

O idealizador e coordenador do projeto Academia de Letras na Escola, professor de gramática e literatura, José Vitor, se sente realizado ao ver a continuidade do projeto desde 2009. "O bom é ver que a ideia não morreu entre os alunos. Depois da posse, nós começamos o trabalho de produção literal. O projeto se estende também a um jornal, e as matérias do jornal vão para a rádio da escola", destaca o professor.

A seleção dos novos membros da ALEJUNSP é realizada anualmente por meio de uma prova de redação, baseada nas competências e critérios do Enem. Três professores são responsáveis por corrigir a avaliação e escolher os integrantes da academia. João Victor, além de ter conquistado uma cadeira, conseguiu a presidência por uma votação. O jovem de 16 anos revela o que pretende fazer junto com os outros representantes. "Até o final do ano queremos arrecadar recursos para lançar o próximo livro. É uma emoção especial fazer parte da academia de letras da escola", disse.