Alunos especiais são atendidos na modalidade EJA

A educação inclusiva é uma das prioridades da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Seduc realiza um atendimento especializado aos alunos com algum tipo de deficiência nos CEJAS (Centro de Ensino de Jovens e Adultos).


Só em Teresina, são atendidos quase cem alunos especiais matriculados na EJA. De acordo com Conceição Andrade, diretora da Unidade de Educação de Jovens e Adultos, as escolas oferecem toda a estrutura para receber esses alunos, com salas de recursos específicos, rampa de acesso, banheiros adaptados, sala para medicação, além de professores intérpretes de Libras.


"Esse é um trabalho que chamamos de inclusão da inclusão, pois a Seduc destina uma atenção especial a esses alunos com necessidades especiais e que mesmo na vida adulta querem retomar os estudos. A Seduc atende nos três turnos e é muito bonito vê-los em sala de aula, interagindo e aprendendo com a metodologia aplicada na EJA", afirmou a diretora.


Em Teresina, esse tipo de atendimento é realizado no Centro de Ensino de Jovens e Adultos (CEJA) Artur Furtado, CEJA Claudio Ferreira, CEJA Shirley Costa, CEJA Maria das Mercês e CEJA Gayoso e Almendra.