Encontro intersetorial debate Bolsa Família no PI

Nesta quarta-feira e quinta-feira, dias 16 e 17 de maio acontece o Encontro Intersetorial do Programa Bolsa Família e do CadÚnico. A proposta é mapear as ações de gestão dos municípios para articular e acompanhar as famílias do Programa Bolsa Família (PBF) de maneira intersetorial, nas áreas de Assistência Social, Saúde e Educação.

O evento reúne secretários municipais de assistência social, técnicos e operadores do programa nas três áreas abrangendo as coordenadorias municipais responsáveis por  inserção das informações, acompanhamento de saúde e frequência escolar referente aos beneficiários do PBF.

A coordenadora estadual do BF na SEDUC, Edvane Silva, informou que o encontro promove a discussão de forma interesetorial visando a melhor tomada de ação para os beneficiários do Bolsa Família.

"Esta é a primeira vez que realizamos o encontro entre técnicos e coordenadores buscando de forma oportuna discutir entre as três áreas as ações de forma a facilitar quando houver identificação de um problema por uma destas áreas. A partir da informação inserida no sistema, de forma compartilhada com os outros setores será possível a melhor identificação e solução de possíveis incoerências entre as informações", explicou Edvane.

No âmbito da educação, a secretária estadual realiza o trabalho de orientar e monitorar as ações a nível municipal com relação a inserção de dados no sistema, como a frequência escolar. Em sua fala o secretário de educação, Hélder Jacobina, ressalta o investimento da SEDUC no intuito de integrar as informações entre o programa nacional e a nível estadual.

"A SEDUC tem investido neste controle de freqüência escolar através de programas, como o Mobieduca.me que facilita o controle de freqüência e dados dos alunos beneficiados. Iremos realizar uma reunião com a coordenação estadual do BF e a nossa prioridade é trabalhar ações no intuito dos alunos da rede estadual não sejam prejudicados pela falta de informações não enviadas", afirmou o secretário.

Após esta etapa, entre os dias 11 e 12 de junho, em Brasília-DF, acontecerá uma reunião técnica entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com os coordenadores estaduais para melhor atender as famílias beneficiadas pelo Bolsa Família.