Prêmio Professores do Brasil recebe inscrições até o dia 28

As inscrições para o Prêmio Professores do Brasil seguem abertas até o dia 28 de maio. O prêmio é uma iniciativa do Ministério da Educação, juntamente com instituições parceiras, que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

O Prêmio, que está em sua 11ª edição, convida a todos os professores de escolas públicas da educação básica a se inscreverem enviando um relato de prática pedagógica desenvolvida com seus alunos. Os relatos serão avaliados e poderão ser selecionados para uma premiação estadual, regional e nacional.

"É muito importante que os professores da nossa rede pública estadual de ensino se inscrevam porque, independentemente do processo de seleção, a participação dos professores é um caminho para a busca da qualidade na educação", diz Maria do Carmo Pires, coordenadora estadual do Prêmio Professores do Brasil.

A inscrição do candidato ocorrerá exclusivamente pela internet,  por meio da página eletrônica do Prêmio.

Professores do Brasil

O Prêmio Professores do Brasil objetiva reconhecer o mérito de professores pela contribuição dada à melhoria da qualidade da educação básica, por meio do desenvolvimento de experiências pedagógicas bem-sucedida.

Consiste na seleção e na premiação de práticas pedagógicas desenvolvidas por professores das escolas públicas e da instituições educacionais comunitárias, filantrópicas e confessionais, conveniadas aos sistemas públicos de ensino, em uma das etapas da Educação Básica, que, comprovadamente, tenham tido êxito, considerando as diretrizes, metas e estratégias propostas no Plano Nacional de Educação (PNE), bem como os direitos e objetivos de aprendizagem da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os critérios estabelecidos no Regulamento.

São categorias do Prêmio:
I - Educação Infantil: creche;
II - Educação Infantil: pré-escola;
III - Ensino Fundamental - anos iniciais (ciclo de alfabetização): 1°, 2° e 3° anos;
IV - Ensino Fundamental - anos iniciais: 4° e 5° anos;
V - Ensino Fundamental - anos finais: 6° a 9° anos; e
VI - Ensino Médio.

Professores da educação básica no exercício da atividade docente em estabelecimentos de ensino dos sistemas públicos de ensino federal, estaduais/distrital e municipais e, ainda, das instituições educacionais comunitárias, filantrópicas e confessionais, conveniadas aos sistemas públicos de ensino podem se candidatar ao Prêmio.

Apenas poderão ser inscritos relatos de prática docente com resultados comprovados durante o ano letivo de 2017 ou 2018 - até o final do período de inscrições. Os relatos de prática premiados em edições anteriores ou que já tenham sido publicados não poderão concorrer nesta edição.

As premiações ocorrerão em âmbitos: estadual,  com certificação em reconhecimento ao desempenho; regional, onde cada um receberá R$ 7 mil e troféus, além da entrega de placas comemorativas e equipamentos de informática e softwares com conteúdo educacional para as respectivas escolas; e nacional, onde cada um dos seis vencedores, sendo um por categoria, receberá, além dos R$ 7 mil, mais R$ 5 mil e o troféu.

Para mais informações, consulte o regulamento.

Clique aqui para se inscrever.