Seduc realiza encontro do Projeto Queremos Paz

A Secretaria de Estado da Educação e o Ministério Público estão reforçando a parceria para a execução do Projeto Queremos Paz, juntamente com a iniciativa do Pacto pela Aprendizagem, por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC). As entidades realizaram na manhã desta terça-feira (08) uma capacitação com gestores escolares da 4ª e da 19ª gerências regionais de educação.

O objetivo é orientar as escolas sobre como proceder diante dos casos de indisciplina e atos infracionais cometidos por menores de 18 anos dentro do âmbito escolar, além de trabalhar a valorização de princípios básicos como a tolerância, o respeito e a justiça, visando inserir a cultura da paz nas escolas, formando cidadãos críticos e atuantes.

O projeto Queremos Paz teve início no primeiro semestre de 2016, onde as escolas desenvolveram ações com base na temática da paz, como caminhadas, produção de materiais, gincanas, seminários, concurso de redação, de desenho, de música e dança.

De acordo com a Gerente de Inclusão e Diversidade da Seduc, Luiza Solano, dentro deste contexto a secretaria integra o Projeto Queremos Paz com o Pacto pela Aprendizagem, que é um plano estratégico de educação. "A iniciativa nasceu da necessidade de aglutinar as diversas ações desenvolvidas na Seduc com o objetivo de melhorar ainda mais a aprendizagem dos nossos alunos, utilizando a proficiência, mobilização, sensibilização e fluxo", afirmou.

A capacitação foi realizada pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC), promotora Flávia Gomes. O próximo encontro acontece no dia 15 de maio, no auditório da ATI, com gestores da 20ª e 21ª Gres.