Seduc e Polícia Civil se unem contra a violência nas escolas

Reduzir os índices de criminalidade nas escolas e comunidade ao redor por meio de uma aproximação entre os jovens e a polícia nos 224 municípios do Piauí é o objetivo da mais nova parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Polícia Civil. 

O delegado geral, Riedel Batista, apresentou nesta terça-feira (08) o projeto Papo com a PC ao secretário Hélder Jacobina. O projeto tem como finalidade apresentar em ações expositivas e palestras aos jovens estudantes da rede pública estadual, na faixa etária entre 15 e 29 anos, como a polícia civil funciona e a quem eles podem recorrer em relação a crimes das mais diferentes naturezas, como tráfico de drogas, crimes de internet, a exemplo do cyberbullying, crimes de trânsito, violência contra a mulher, crimes contra raça e gênero e contra a criança e adolescente, entre outros.
 



De acordo com o projeto, os próprios policiais e delegados serão os responsáveis por passar as orientações aos alunos nas escolas para que haja uma interação entre as partes e os jovens possam confiar e conhecer a Polícia Civil. Inicialmente, o Papo com a PC seria executado apenas na capital Teresina, mas com a tecnologia do Canal Educação, desenvolvido pela Seduc, será possível chegar a todos os municípios do estado.




O secretário Helder Jacobina recebeu a ideia com entusiasmo, ao perceber que esta também pode ser uma forma de reduzir a violência no ambiente escolar. "Nós conversamos com o delegado Riedel Batista e ele nos apresentou um projeto que pode diminuir os índices de criminalidade. Nós queremos atuar junto com nosso jovem, professor, diretor, para que eles possam se sentir mais seguros ao ir à escola. Então vai ser uma parceria bem interessante que por meio do canal Educação vamos chegar nos 224 municípios com palestras e informações e assim atingir esses jovens de 15 a 29 anos, diminuindo a criminalidade que hoje é muito grande nesse público", esclarece o secretário.




O delegado, que apresentou a ideia inicial junto com sua equipe, quer focar principalmente no trabalho de prevenção aos crimes, "era uma carência que nós tínhamos em relação a projetos sociais da Polícia Civil. O Papo com a PC visa atuar no grupo de jovens entre 15 e 29 anos, que é perceptível a questão da vulnerabilidade. São jovens que vem sofrendo uma maior quantidade de crimes de homicídio, de violência doméstica, de crime cibernético, de trânsito, de drogas. Então, nós queremos aproximar a instituição Polícia Civil desses jovens para que eles tenham conhecimento das atividades da Polícia e adquiram confiança e passem a contar. Então, a Seduc é uma parceira, nós temos o maior interesse, hoje foi firmado um compromisso para que seja lançado esse projeto nas escolas estaduais de todo o Piauí, para que esse jovem tenha todo o conhecimento das unidades da Polícia Civil, e com isso ele se proteja, proteja seus parentes, e não sofra nenhum tipo de crime que fique impune", enfatiza o delegado. 



Na próxima semana, o projeto será publicado no Diário Oficial e uma comissão será nomeada para aperfeiçoar alguns pontos. A estimativa é que o Papo com a PC seja lançado até junho. 
Ainda na reunião, estiveram presentes pela Seduc, a diretora do EJA Conceição Andrade, a diretora da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE) Ana Rejane Barros, o superintendente de Ensino Superior Ellen Gera. E pela delegacia geral, os delegados Adolfo Cardoso, Thaís Paz e Adriana Xavier.