CEEP de Pedro II realiza Feira de Línguas

O Centro Estadual de Educação Profissional Profª  Angelina Mendes Braga, do município de Pedro II, realizou na última sexta feira (04) a III feira de Línguas Sociedade & Cultura com o tema: la pluma es lengua del alma.



A ação, que já faz parte do cronograma de eventos da escola, aconteceu no próprio Centro Educacional com  exposições na quadra coberta da escola e com salas temáticas, destacando o uso da língua nos países nos aspectos culturais e religiosos.


Os objetivos da atividade foram de promover a interação e a comunicação com o outro dentro de um espaço social, tendo como instrumentos básicos as línguas portuguesa, espanhola e inglesa na produção de sentido; realizar estudos e pesquisas a respeito das línguas inglesa, portuguesa e espanhola; reconhecer a importância da língua como fator social e cultural de um povo; realizar atividades como danças, exposições, desfiles, sarau literário, apresentação de peças teatrais e apreciar o texto literário como forma de diálogo entre o eu interior e o outro.



Nas  exposições temáticas em salas de aula  os alunos abordaram  vários  países em destaque quanto ao uso da língua, enfatizando a cultura, religião, produção literária e aspectos sociais. 


A programação também constou de teatro amador com esquetes abordando os seguintes temas: Chaves e sua turma (1º ano Administração), Dom Quixote (2º ano Administração) , Imitose (3º ano Administração). Além disso, também contou com toques de poesias, com um recital feito pela aluna Mariana (1º ano Administração - homenagem Bráulio Bessa)  e um poema autoral  feito pelo aluno Mateus (3º ano administração).


Na quadra de esportes aconteceu o desfile das bandeiras (Brasil, Canadá, Argentina, Portugal, Estados Unidos, Espanha, Cabo Verde, Moçambique, Angola) com muitas músicas e danças diversas.



A atividade foi organizada pelas professoras Lidiana Pereira, Socorro Castro, Ester Campelo, Evandra Medeiros e Francisca Janine.


Sobre a importância da atividade para a comunidade escolar, as organizadoras do evento destacam que a língua tem como função primordial promover a comunicação entre os indivíduos de uma sociedade, havendo assim uma forte relação entre língua e sociedade, uma vez que entende-se língua como um conjunto de convenções sociais constituídas historicamente. "A atividade de comunicação expressa através da língua é estritamente uma forma de interação do ser humano. esta capacidade de se comunicar por meio da língua e, também de se organizar em sociedade, torna o homem diferente das demais espécies, visto na capacidade de dominação, organização e manipulação de objetos. Assim, a língua é uma das características mais importantes da identidade cultural de um povo", enfatizaram as  professoras.