Escolas participam da 5ª Mostra de Cinema Brasileiro

Estudantes da rede estadual participaram nesta quarta e quinta-feira da 5ª Mostra de Cinema Brasileiro Contemporâneo, que acontece até o próximo domingo (06) em Teresina. O evento cinematográfico proporcionou a reflexão de temas relacionados às causas sociais e políticas, com a exibição gratuita de filmes, oficinas, mostras, bate papos, performances, música e entre outras atrações.

No primeiro dia participaram da Mostra, 35 alunos da Unidade Escolar Barão de Gurguéia, da 4ª Gerência Regional de Educação (GRE), em seguida foram contemplados cerca de 70 estudantes das escolas Martins Napoleão e Domício Magalhães, jurisdicionadas à 19ª GRE.

Para o gerente da 4ª GRE, Tarcísio Pires a participação dos alunos na Monstra de Cinema foi uma excelente oportunidade para a expansão de conhecimentos culturais, muitas vezes trabalhados em sala de aula. "A escola já trabalha questões culturais, e os estudantes sentiram-se contemplados com essa experiência de participar de um evento nacional. Eles saíram do ambiente escolar para um novo espaço de aprendizagem", afirmou.

O evento conta com oficinas realizadas na Casa da Cultura e as exibições na Sala Torquato Neto, no Clube dos Diários. Este ano a Parada de Cinema traz o tema Invisibilidade: a ideia é contemplar ainda mais produções independentes de formato, técnica e gênero, consagrando uma característica inerente ao evento: as causas sociais e políticas como temáticas das exibições.