Escolas públicas realizam projeto Saúde na Escola


Diversas escolas da rede pública estadual estão realizando o projeto "Saúde na Escola", para orientar os estudantes na prevenção de doenças e muni-los de informações sobre várias temáticas da área, integrando conhecimentos para melhorar a qualidade de vida de toda comunidade escolar.

Uma das escolas é o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa, localizado na zona sul da capital. Durante toda esta sexta-feira (04), a escola executará o projeto com o subtema Qualidade de vida: um bem necessário, que tem como objetivos relacionar a prática de atividade física ao bem-estar físico e mental, avaliar a importância do calendário vacinal na saúde humana, ensinar técnicas básicas de socorro, em caso de queimaduras, engasgos, torções; entre outros. 

"Cada turma trabalhará um tema específico e de extrema importância como a questão da saúde bucal com os problemas recorrentes de dentição como cáries e mau hálito; além disso eles vão ter oportunidade de entender a organização e o funcionamento das instituições básicas de saúde ligadas ao SUS, como a Unidade Básica de Saúde e o SAMU e também uma palestra expositiva sobre doenças parasitárias", explica a diretora da escola, Djanira Alencar.

Já o Centro Estadual de Tempo Integral Moaci Madeira Campos, executou o projeto na quarta-feira (02), com o subtema Corpo e Mente Saudável. A primeira atividade do Projeto foi uma palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) com a enfermeira Maria de Fátima, da equipe do Programa de Saúde da Família do bairro.


De acordo com a professora organizadora, Marlúcia Amarante, participaram desta ação todos os alunos do Ensino Médio. "A escola é um ambiente propício para a disseminação de informações como essas para os jovens que se tornem multiplicadores. Realizamos na quarta-feira o projeto, que também é coordenado pela professora Adriana Carvalho, mas seguiremos com outras atividades", afirmou.

Na segunda-feira (07), a partir das 7:30, o Ceti Didácio Silva realizará o projeto "Saúde na escola, saúde na família", com a presença de profissionais da área da saúde. De acordo com o diretor, Alberto Machado, a escola fará uma campanha preventiva contra diversas doenças, em especial a gripe H1N1, utilizando palestras para orientar pais e alunos, que serão ministradas por profissionais da área da saúde.

"Com toda essa epidemia de gripes e viroses, estamos pedindo, inclusive, para que os alunos tragam seus próprios copos, por questão de higiene e até preservação do meio ambiente. A partir de segunda a escola iniciará uma campanha contra a gripe H1N1, esclarecendo para todos os alunos sobre a doença, para que estes se tornem multiplicadores dentro de suas casas", alerta o diretor.