Conferência sobre Plano Nacional de Educação define metas

Nesta sexta-feira (4), professores da 14ª, 19ª, 20ª e 21ª Gerências Regionais de Educação (GREs) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estão envolvidos em uma profunda discussão sobre o Plano Nacional de Educação, na Conferência Intermunicipal Popular de Educação.

O foco do encontro é buscar por alternativas que promovam a melhoria da qualidade de ensino aos estudantes e das condições de trabalho aos professores. Temas como plano de cargos e carreiras e recursos para a educação serão debatidos ao longo do dia em palestras, reuniões de Eixo e em uma plenária final para a indicação de delegados, que representarão a rede de ensino na Conferência Estadual, nos dias 16 e 17 de maio.

O Fórum Estadual de Educação (FEE/PI) priorizou passar aos mais de 400 delegados convidados o que é necessário para desenvolver uma educação de qualidade nas escolas públicas. "Nós estamos aqui fazendo uma discussão que é tão necessária para construirmos esse processo democrático brasileiro voltado para a educação. Nós, que somos educadores, buscamos a equidade social e só iremos conseguir se a educação for de qualidade", enfatiza o professor Alberto, coordenador do Fórum Estadual de Educação e Superintendente de Ensino da Seduc.

Após a apresentação de voz e violão e execução dos hinos nacional e estadual pelos alunos Aline Conrado e Kauê Barbosa, do Ceti Júlia Nunes, o professor doutor Antônio José Medeiros iniciou os trabalhos com o tema Política educacional que temos, que queremos e a Inclusão.

"A primeira ideia é reafirmar a política educacional como uma política do estado e não de governo. O segundo aspecto é mostrar os maiores desafios das metas do Ensino Fundamental, Médio e em creches dentro do Plano Nacional de Educação. Estamos atendendo todo mundo, mas ainda tem o déficit quantitativo para analfabetos adultos, que não terminaram o ensino básico e por isso precisam fazer EJA (Educação da Jovens e Adultos). Tem também a parte de qualidade, como o desempenho das escolas, dos alunos, que o Ideb é o grande indicador disso", explica Antônio José Medeiros.

Oito Eixos foram revistos em grupos de delegados, e serão analisados e revistos todos os pontos do Plano de Educação para melhorar ou modificar algo que não esteja em concordância. "Todos os delegados vão participar, nós temos oito Eixos para serem analisados, cada delegado fica no seu Eixo, depois voltamos para a plenária para aprovação e assim seguir para a fase estadual", ressalta a professora Marli Sampaio de Araújo.

SOBRE O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) E A CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO (Conae)

O evento também tem como finalidade cumprir as etapas preparatórias da 1ª Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) e da 3ª Conferência Nacional de Educação (Conae), coordenadas respectivamente pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) e pelo Fórum Nacional de Educação (FNE), que serão realizadas entre os dias 24 a 26 de maio em Belo Horizonte.

Entre os objetivos da Conape estão o monitoramento das metas e a análise crítica das medidas que inviabilizam a efetivação do Plano Nacional de Educação (PNE), em especial a aprovação da Emenda Constitucional 95/2016, que estabelece um teto de 20 anos  para os gastos públicos federais. A medida afeta principalmente a educação.