CCL Parnaíba comemora Dia da Lei da LIBRAS

Em alusão ao Dia Nacional da Lei da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), comemorado no dia 24 de abril, o Centro Cultural de Línguas Monsenhor Antônio Sampaio (CCL Parnaíba), em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Parnaíba (APAS), realizou evento envolvendo os alunos do curso de LIBRAS da instituição e autoridades engajadas na inclusão social de pessoas com deficiência auditiva.

"Agradeço ao Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência pelo apoio ao projeto desenvolvido por nós do CCL de Parnaíba, desde a implantação do Curso Básico de LIBRAS, e por estendê-lo até o nível de Curso de Interprete. Essa ação atende uma demanda ociosa, inclusive nas escolas públicas, onde ainda é grande a necessidade de intérpretes para acompanhar os alunos com deficiência auditiva", comemora o professor e diretor do CCL Parnaíba, Pedro Rileomar.

A professora e vereadora Fatima Carmino parabenizou a iniciativa do Centro de Línguas em ofertar aos jovens e adultos do município de Parnaíba se capacitarem, proporcionando um processo de inclusão necessário na sociedade.

O evento contou também com a palestra da presidente da APAS, Lindalva Nascimento, que fez um apanhado de toda a estrutura histórica do processo que culminou com a elaboração e promulgação da Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que reconheceu a LIBRAS como meio legal de comunicação e expressão em território nacional.