Plataforma Foco Aprendizagem é apresentada em formação do JF

Nesta sexta-feira, (27) no hotel Blue Tree, foi a vez dos coordenadores de ensino envolvidos na metodologia Jovem de Futuro participarem das Devolutivas Pedagógicas. A formação é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Educação do Piauí, em parceria com o Instituto Unibanco e com assessoria técnica da Comunidade Educativa CEDAC.

As Devolutivas Pedagógicas estão sendo ministradas pela formadora e coordenadora da equipe de formadores do CEDAC- Comunidade Educativa, Sonia Azevedo, e tem o objetivo de apoiar os coordenadores de ensino no desenvolvimento de conhecimentos e práticas, com foco no uso pedagógico dos resultados das avaliações, como forma de aprimorar os processos de ensino e de gestão nas escolas para melhoria das aprendizagens dos alunos.

"Hoje estamos alinhando com os coordenadores de ensino o que foi passado para os coordenadores pedagógicos durante a semana. Desde terça-feira, estamos trabalhando no sentido de buscar uma educação pública de qualidade, esses dias foi de muito aprendizagem e conhecimento", declara Sonia.
A programação teve início às 9h, na oportunidade foi feito uma apresentação dos participantes, em seguida a instrutora fez uma abordagem do Circuito de Gestão, falou do conceito de educação de qualidade, avaliação, ensino, aprendizagem, dentre outros.

Ainda no período da manhã os educadores assistiram o trecho do documentário ’Nunca me sonharam’, onde fizeram uma análise das concepções dos jovens, os sentidos de ensinar e aprender e o papel da escola.

Na oportunidade o superintendente de Ensino Superior da Seduc, Ellen Gera, falou das ações para a implantação da Foco Aprendizagem, uma plataforma online capaz de reunir, organizar e articular todos os dados relacionados à aprendizagem dos alunos da rede estadual de ensino do Piauí. A ferramenta está sendo elaborada pelo Tuneduc, em parceria com o Instituto Unibanco, Fundação Lemann e Seduc.

Ellen Gera enfatiza que, mais do que uma organização de dados, a Foco Aprendizagem será uma ação formativa com apoio tecnológico. "A plataforma apresentada dará o suporte necessário para professores e gestores, no que diz respeito à elaboração de gráficos e mapas. Dentro do cronograma de ações, a iniciativa prevê a formação de grupos de trabalho, capacitação de professores para que os objetivos sejam alcançados juntos às gerências de educação, escola e aluno", explica Ellen.

O coordenador Geral do Jovem de Futuro no Piauí, Eduardo Castelo Branco finalizou o encontro falando que no segundo semestre várias ações estão sendo planejadas "Outro momento importante que estamos planejando é o Diálogo com a Juventude, com o objetivo de fortalecer o protagonismo juvenil. Também estamos traçando estratégias para o Seminário Estadual, destinado a gerentes regionais e coordenadores de ensino, ACGS, diretores regionais, coordenador pedagógico das escolas e alunos monitores. Além do início da formação para dupla gestora da escola - "Gestão Escolar por Resultados de Aprendizagem", finaliza Castelo Branco.