Escolas realizam interclasse para classificação dos JEPEPs

Após reunião realizada na Secretaria de Estado da Educação - Seduc, com a diretoria administrativa, técnicos das Gerências Regionais - GRE’s, membros da  comissão dos JEPEP’s 2018, as escolas começaram a realizar o seu interclasse, de onde será decidido as equipes que irão participar dos Jogos das Escolas Públicas Estaduais Piauienses.

Após esse encontro, os técnicos se reuniram com professores de educação física das escolas e técnicos das GRE?s, onde foi informado toda programação dos jogos. De acordo com a técnica da Seduc Rosimeire Andrade, que é membro da Comissão dos JEPEP’s 2018, cada escola deve fazer a sua programação. "Algumas escolas já começaram a realizar os seus interclasses, as demais têm até o final de abril para realizarem a competição, podendo estender esse período até a outra semana", comenta a técnica.

A abertura do interclasse das escolas da 8ª Gre aconteceu hoje, a da 21ª Gre acontece amanhã 25, e na próxima sexta 27, acontece o interclasse do Centro Estadual de Educação Profissional - CEEP José Pacífico no Dirceu.

Ao total, são quatro modalidades coletivas (futsal, voleibol, handebol, basquete) e nove modalidades individuais (atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica desportiva, judô, xadrez, natação, tênis de mesa e luta olímpica) que participarão dos Jogos.

Em junho, os times das escolas de cada GRE classificada disputam a segunda etapa dos JEPEP’s. Os vencedores disputarão os Jogos Escolares Piauienses - JEP’s, realizados pela Fundespi. Os campeões de cada modalidade representarão o Piauí na primeira seletiva nacional da Regional Nordeste dos Jogos Escolares da Juventude, que ocorrerá entre os dias 12 e 16 de setembro em Natal, no estado do Rio Grande do Norte.

Os JEPEP?s sintetizam o  ponto de encontro entre o complemento curricular da disciplina de Educação Física e o processo desportivo que deve ser desenvolvido no contexto escolar através de uma metodologia de caráter abrangente, integradora e multidisciplinar.

Este ano os jogos terão como tema a cultura de paz promovida pelo projeto "Queremos Paz". A realização dos JEPEP?s tem por objetivo além de promover o esporte, funcionar como espaço de reflexão e debate, visando a transformação do espaço na escola em um ambiente mais acolhedor e propício para a aprendizagem dos alunos.