Dia da Família é celebrado nas escolas

Uma data para celebrar a união entre escola e família, assim foi o dia 24 de abril em escolas da rede estadual de ensino. Com o tema "Juntos escrevemos um futuro melhor" as ações envolveram os pais, escola e filhos, que juntos viveram experiências inovadoras no ambiente escolar.

Na Unidade Escolar Milton Brandão, no bairro Dirceu I, os pais foram recebidos com um café da manhã e logo em seguida o grupo Pregai falou para os alunos sobre a Importância da educação familiar na formação dos jovens do futuro. Durante a manhã, novos líderes de turma foram empossados e os professores também puderam se apresentar com os alunos.  "Vamos encerrar este momento com os depoimentos de vários pais, porque este momento só fortalece a parceria entre família e escola, duas importantes instituições na formação dos nossos jovens", reforçou a diretora Elisnete Gomes.

Na visão dos pais as ações foram de grande valia, a exemplo da senhora Chaguinha Castelo Branco. Mãe da estudante Rebeca Castelo Branco, ela também já estudou na mesma escola da filha e avalia positivamente as atividades.  "É um momento importante, no qual os pais podem interagir com a escola, ficar mais próximo dos filhos. A filha, por sua vez, concorda com a mãe.A presença dos pais na escola serve tanto para o nosso aprendizado quanto para nosso comportamento em casa", finaliza Rebeca.

Na Unidade Escolar Modestina Bezerra, no bairro Novo Horizonte, os pais foram homenageados e incentivados a compartilhar de mais momentos assim por meio da palestra A importância da família na escola. Os pais também puderam desfrutar de uma sala de massagem relaxante, além de serviços de saúde e nutrição. A diretora Clarisse Veloso entende que a presença dos pais interfira significativamente no resultados dos alunos. "Nós queremos trazer as famílias para a escola para que nós possamos também ter um acompanhamento e uma maior produção dos nossos alunos".

O projeto Paz na Escola 2018 foi o foco da equipe pedagógica e de gestores do Ceti Fontes Ibiapina, no Renascença I, cada série apresentou uma reflexão sobre um subtema. "Nós decidimos fazer a abertura do trabalho junto com os pais porque é uma parceria que precisa ser fortalecida. Vamos trabalhar valores, então nada melhor que a família para fazer essa ponte com a gente", explica a coordenadora pedagógica Virgínia Freitas.  Pais e alunos também puderam interagir em um momento mais dinâmico com a aula de ginástica grupal.

No Ceep José Pacífico, além de palestras, a diretora Dorinha Andrade de Araújo aproveitou para lançar com a sua equipe docente o projeto "Exemplo. Espelho, Espelho Meu", que pretende reunir os pais em encontros mensais. "A escola é o melhor lugar para nossos filhos estarem", concorda Erislânia Felipe, mãe que foi convidada a dar um testemunho sobre sua experiência com os filhos que assim como ela são alunos do Ceep.

Todos juntos nos diferentes espaços da escola, essa foi a proposta do Ceti Didácio Silva, no Dirceu. Primeiro os pais foram convidados a visitarem às salas de aula e logo em seguida participaram de um almoço com os filhos. Na oportunidade a Pastoral da Família fez um momento de reflexão. "Esse dia é de suma importância pois movimenta as famílias, dar esse ar de festa, e revelam a relevância de cada um no papel educacional. Então, são ganhos gigantescos para a escola e a família. No final, tudo volta para a família, o sucesso deles no Enem e na carreira de trabalho", finaliza o diretor Alberto Machado.

A gerente da 21ª GRE acompanhou o trabalho desenvolvido em todas essas escolas e ficou feliz com o resultado. "O balanço que nós fizemos foi positivo, as escolas abraçaram a causa. Realizaram hoje essa mobilização para atrair mais a família para participar da vida dos filhos dentro da escola. Foram muitas as atividades abordando várias temáticas até para observar o cotidiano dos filhos, de assistir o trabalho desenvolvido e mostrar para eles que é imprescindível que eles estejam presentes na escola, que é uma parceria que tem que acontecer". Disse Walderice Carvalho.