Jovem de Futuro realiza Devolutivas Pedagógicas



A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Unibanco, realiza, até sexta-feira (27), uma formação para profissionais da educação do Piauí envolvidos no Jovem do Futuro (JF). O encontro, que teve início nesta terça-feira (24), no hotel Blue Tree, tem como objetivo melhorar o desempenho dos alunos do Ensino Médio da rede pública do Piauí. 



O evento teve início às 9h, a abertura foi feita pelo superintendente de Ensino Superior, Ellen Gera, na oportunidade falou da importância do envolvimento dos educadores. "Esse momento é muito importante, faz parte do processo formativo além da troca de experiências e construção de conhecimento a partir de discussões, fortalecendo as ações de planejamento, execução e avaliação das escolas visando à melhoria da aprendizagem dos alunos", declara o superintendente.




Os trabalhos estão sendo ministrados por gestores de Aprendizagem do Instituto Unibanco. Na oportunidade os participantes foram divididos em salas, onde trabalham com a temática da  3ª Oficina de Protocolo: Excursão e Devolutivas Pedagógicas.


Na 3ª Oficina de Protocolo: Excursão, os supervisores educacionais que foram selecionados na expansão da metodologia JF 2018, estão tendo a oportunidade de conhecer a metodologia do Circuito de Gestão nos processos referentes à etapa da Execução. Na programação as instrutoras solicitaram que os participantes compartilhassem suas expectativas que foram compartilhadas em plenária. Em seguida foi feito a apresentação do objetivo, metodologia e agenda da oficina.




Ainda na programação, aconteceu a apresentação dos elementos da etapa de execução; indicadores estruturantes; metodologia de acompanhamento das ações; dentre outros temas.


Simultaneamente acontece as Devolutivas pedagógicas, que tem o objetivo de fortalecer o papel do coordenador pedagógico como responsável pela gestão pedagógica escola, em parceria com o diretor, com ênfase no seu papel como formador dos professores a partir de reflexão sobre suas práticas tendo como contexto as avaliações externas, sua relação com as avaliações internas e com o acompanhamento das aprendizagens dos alunos. 




Durante a programação do primeiro dia das Devolutivas pedagógicas, os coordenadores assistiram um trecho do documentário "Nunca me sonharam" em seguida fizeram reflexões acerca do vídeo, na oportunidade fizeram uma análise do uso pedagógico dos resultados das avaliações externas. A formação se estende até sexta-feira, 27 com uma vasta programação.