Seduc incentiva formação de intérprete de LIBRAS


Nesta segunda-feira (23), Dia Nacional de Educação dos Surdos, a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) comemora avanços na educação inclusiva. Atualmente, a Seduc atende 1.886 alunos especiais. Deste número, 244 são surdos que, por meio dos cursos de LIBRAS, a Língua Brasileira de Sinais, têm a oportunidade de aumentar a capacidade de comunicação.

Por meio do Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS-PI), a Seduc oferece cursos para alunos e profissionais da educação. De acordo com Rachel Andrade, diretora do CAS, o Centro faz o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para 80 alunos surdos, atualmente. "Dentro do atendimento os alunos aprendem LIBRAS e Língua Portuguesa e, além do atendimento pedagógico, fazemos o atendimento multiprofissional com psicólogos, fonoaudiólogos e psicopedagogos", explica.

O CAS disponibiliza ainda cursos de formação em LIBRAS para 300 pessoas por semestre, entre professores da rede estadual e comunidade em geral, distribuídos em diversas modalidades: básico, intermediário, avançado, prática em LIBRAS, LIBRAS voz e formação de tradutor e intérprete de LIBRAS. "Nosso objetivo é formar e qualificar profissionais tradutores e intérpretes de libras, aperfeiçoando a prática já existente e dando condições para uma melhor tradução e interpretação nos diferentes contextos onde o profissional estiver inserido", esclarece Raquel. 

Segundo a gestora, os intérpretes de LIBRAS estão presentes em 90% das escolas da rede estadual que tem alunos surdos, tanto na capital quanto no interior, assim como os cursos de formação. "Iniciamos nossos atendimentos em agosto de 2006 e, de lá para cá, foram quase 7.500 atendimentos entre alunos surdos e participantes dos cursos de formação. Ainda não chegamos aos 100%, mas estamos trabalhando para isso. Onde houver aluno surdo matriculado vamos levar o curso de LIBRAS até a escola para que, de fato, haja inclusão", garante Raquel.

Além da capital, a Seduc oferece o atendimento especializado em Parnaíba, por meio do Centro de Línguas (CCL); em Piracuruca, na Unidade Escolar Anísio Brito e a partir deste próximo sábado (28), o município de Floriano também terá atendimento especializado na Unidade Escolar Bucar Neto.

Pensando na comodidade dos alunos, profissionais e comunidade escolar, a Secretaria da Educação iniciou a reforma do CAS, que está recebendo uma reforma completa e ampliação das salas de aula, para que possa aumentar o número de atendimentos.