São João do Piauí sedia encontro de Grêmios Estudantis

Para reforçar o protagonismo juvenil e a participação ativa dos estudantes no ambiente escolar, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou nesta sexta-feira (20) o I Encontro Regional de Grêmios Estudantis das Escolas da Rede Pública Estadual de Ensino do Piauí. O evento aconteceu no Centro Cultural em São João do Piauí.

A Supervisão de Grêmios Estudantis - SUGRES realizou ações voltadas a capacitação dos estudantes para que eles criem ou revitalizem os grêmios estudantis nas escolas da rede estadual. Estiveram reunidos no encontro os grêmios estudantis  das cidades de Brejo, Pedro Laurentino, São João do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo e Nova Santa Rita.

Na ocasião, o supervisor da SUGRES, Hedson Barata, lançou a nova cartilha Construa um Grêmio em Sua Escola. "O projeto tenta estimular o aluno a cuidar em todos os sentidos da escola e a se comprometer com a educação", disse o ex-líder de grêmio estudantil no Liceu Piauiense.

Durante o encontro, os alunos participaram de uma oficina de grafite e de palestras. Para Jecineide Soares o encontro foi muito rico para todos estudantes. "Foi muito rico poder participar do encontro dos estudantes gremistas  e debater sobre ações para melhoria da educação", destacou a aluna.

Ângelo Márcio Bispo, diretor de Grêmios Estudantis da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas - UBES, destacou a importância de dialogar com a juventude. "Foi um evento muito produtivo para  dialogar com estudantes e a Seduc abre portas para discutir os desafios da educação. O encontro demonstra o compromisso do Governo do Estado com os estudantes para podermos construir uma educação inclusiva de qualidade para todos. É um caminho traçado com retorno e sucesso muito produtivo para a Seduc ao dialogar com a juventude", enfatizou o diretor da UBES.

Discutiram ainda sobre as Políticas Públicas para a Juventude "Todo Jovem tem direito", por Vicente Gomes (Coordenador Estadual da Juventude).  O encontro contou ainda com palestra ministrada pelo prefeito da cidade sede, Gil Carlos, sobre a importância do protagonismo gremista nas questões societárias e escolares. Ele ressaltou ainda as contribuições que a atuação no movimento estudantil proporcionou  na sua identidade.

O I Encontro Regional de Grêmios Estudantis da Rede Pública Estadual de Ensino teve apoio do Governo do Piauí, da 12ª Gerência Regional de Educação, Coordenadoria da Juventude (Cojuv) e Prefeitura de São João do Piauí.