Escola do Saci será transformada em Centro de Habilitação



A secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, assinou na manhã desta terça-feira (19) a ordem de serviço para reforma e ampliação da Unidade Escolar Áurea Freire, localizada no bairro Saci. A escola, que está há três anos desativada, será transformada em Centro de Habilitação Ana Cordeiro, criando mais oportunidade de atendimento para deficientes intelectuais que precisam de tratamento diferenciado e de qualidade.

A reforma e ampliação da escola abrangerá toda adaptação, promovendo a acessibilidade do prédio, reforma na parte elétrica, hidráulica e outros benefícios. O valor total do investimento é de R$ 1.519.534,60, oriundo do Tesouro Estadual.


De acordo com a secretária Rejane Dias, a obra será iniciada na quarta-feira (19). "Vamos transferir os alunos do Ana Cordeiro para o Áurea Freire que é bem maior e tem uma estrutura mais adequada, o que nos permite aumentar o número de salas, construir auditório e laboratórios. Será um grande Centro de referência, sem sombra de dúvidas, e esperamos concluir e entregar a obra em até um ano para os nossos adolescentes com deficiência intelectual", garante a secretária.

O Ana Cordeiro tem a missão de promover a educação inclusiva com formação geral e específica para o trabalho, Atendimento Educacional Especializado (AEE) e atendimento sócio-terapêutico, a partir de uma proposta de atendimento multifuncional, com currículo flexível, a jovens e adultos a partir de 14 anos de idade, de modo a ampliar suas perspectivas educacionais, sociais, profissionais e melhoria da vida pessoal, familiar e coletiva. 


Para o Secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, a construção do Centro de Habilitação Ana Cordeiro será um dos marcos do governo Wellington Dias na área da pessoa com deficiência. "O novo Centro ofertará atendimento adequado tanto na área educacional quanto na área de reabilitação profissional, para incluir no mercado de trabalho, além de atendimento na área de saúde, porque o Ana Cordeiro é um centro completo e possui equipe multidisciplinar", explica Mauro.