Começa II Simpósio Estadual da Educação no Antonino Freire



Teve início nesta quarta-feira  (13), o II Simpósio Estadual da Educação que acontece no Centro de Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire até o próximo dia 15 de dezembro. O escritor Dr. João Cabral de Monlevade (UFMT), fez a palestra de abertura do evento que teve abordou o  tema "Avanços, Retrocessos e Desafios na Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Carreira e Condições de Trabalho". 


A cerimônia de abertura contou com a presença do Superintendente Institucional da Seduc, José Barros, representando a Secretária Rejane Dias, o presidente da Fundação CEPRO, Antonio José Medeiros, o secretário municipal de educação, Cleber Montezuma, representando o prefeito de Teresina, a representante do reitor da UFPI, professora Glória Carvalho Moura,  o reitor em exercício do IFPI, Diego Mendes Pinheiro, o diretor do CCE, Luis Carlos Sales, a representante do SINTE, Paulina Almeida, além de professores de vários municípios do Piauí e também do Maranhão. A  abertura contou ainda com a presença dos Corais da Secretaria de Administração e da CETI - Escola Dirceu Mendes Arcoverde, além do desfile de personagens representando as potencialidades do Piauí.   




Durante sua conferência  de abertura, João Monlevad,  destacou a importância do Simpósio por resgatar a formação inicial e permanente dos profissionais da educação e destacou a importância da necessidade do cumprimento dos artigos 212 da CRFB e do artigo 69 da Lei de Diretrizes e Bases  da Educação que trata dos percentuais que devem ser destinados à educação pública. "O Centro de Formação está de parabéns por promover esse debate. Precisamos colocar em pauta temas como as reformas e a terceirização inviabiliza a educação", criticou. 


A Diretora Geral, Gildete Milu, durante abertura dos trabalhos, frisou que o Simpósio fecha o calendário de formação continuada trabalhada no Centro de Formação Antonino Freire ao longo de 2017 e agradeceu todos os parceiros que viabilizaram a concretização do Simpósio. "Ao focarmos na educação continuada estamos trabalhando tanto uma das metas do Plano Estadual de Educação quanto uma das prioridades da Seduc, que aqui são efetivadas através de projetos como o Chão da Escola dentre outros", explica.


A programação do Simpósio continua durante a tarde com duas Mesas Redonda com os seguintes temas: "Direitos Humanos, Educação e a Ética da Responsabilidade", liderada pelo promotor de Justiça, Francisco Jesus Lima (MPE) e os professores Raimundo Nonato Sousa (Seduc) e José Israel da Costa (Seduc) e "Saberes Docentes e Formação de Professores", com a professora Hilda Mara Araújo (UFPI), Sunamita Machado Fontenelle (SEMEC/Ieaf), Maria José Sales (SEMEC) e Sebastião Ferreira (SEDUC).


O Simpósio continua na quinta com a mesa redonda com o tema "O compromisso da escola e do profissional da educação na relação com a comunidade", 8:30 h, seguida da comunicação de posters. E  a partir das 13:30 acontecem os 12 minicursos temáticos.