Inicia nesta quarta, 13, o II Simpósio Estadual da Educação


O Centro de Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire inicia nesta quarta-feira, o II Simpósio Estadual dos Profissionais da Educação do Piauí, que acontece de 13 a 15 de dezembro e tem como tema "A valorização  dos profissionais  da educação básica: avanços, retrocessos e desafios".  A programação inclui conferências, minicursos, lançamento de livros, apresentações científicas, etc. O evento marca o encerramento do calendário de formação continuada desenvolvida ao longo de 2017 pelo Centro de Formação Antonino Freire. 

O Simpósio tem por objetivo oportunizar aos profissionais da educação reflexões, atualização  e integração das experiências vivenciadas na prática docente  e administrativa. "São mais de 500 inscritos. Vamos trocar experiências entre todas as Gerências Regionais do Estado do Piauí e também teremos a participação de representantes do Maranhão", diz a coordenadora, Gildete Milu. 

Na quarta pela manhã, com o tema "Avanços, Retrocessos e Desafios na Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Carreira, Remuneração e Condições de Trabalho" o professor Dr. João Cabral de Monlevad (UFMT), autor da obra "Treze Lições de como fazer-se Educador no Brasil?, fará a conferência de abertura, no auditório do Centro de Formação Antonino Freire. 

A programação continua a partir das 14 horas, com duas mesas redondas com os seguintes temas: "Saberes docentes e formação de professores" com a professora Glória Ferro (UFPI) e "Direitos Humanos, educação e a ética de responsabilidade", com o promotor Francisco de Jesus Lima (Procurador do Ministério Público). Às 16 horas acontece a palestra com o tema "A inter-relação dos sujeitos que compõem a escola na perspectiva de uma educação de qualidade", seguida a apresentação de atividades culturais e lançamento de livros. 

Na quinta-feira, 14, a programação inclui 12 minicursos (listados abaixo) com os seguintes temas, uma mesa de debates com o tema "O compromisso da escola e do profissional de educação na relação com a comunidade", apresentação de pôsteres e apresentação cultural.

Na sexta-feira, 15, durante a manhã serão feitas as apresentações orais contemplando 12 eixos do conhecimento (abaixo listadas), rodas de conversas temáticas e uma conferência  de encerramento com o tema: Inclusão. 
 
Relação dos Minicursos realizados na quinta-feira:

1. "Gêneros Textuais e suas interfaces"; 
2. "O planejamento estratégico e gestão financeira na escola"; 
3. "Libras e as Relações Interpessoais"; 
4. "Elaboração de projetos em ciências da natureza"; 
5. "O uso da informática no ensino de Matemática"; 
6. "O cinema na sala de aula"; 
7. "Diversidade e inclusão em sala de aula"; 
8. "A reforma no ensino médio - implicações na prática pedagógica"; 
9. "Mediação tecnológica em prática pedagógica"; 
10. "A literatura infantil na escola para formação de leitores?; 
11    ?Estratégias didáticas para o ensino de línguas estrangeiras",
12 "Ginástica rítmica na escola.

Confira aqui a programação completa