Chão da Escola encerra ciclo de formações de 2017

O Centro de Formação Antonino Freire, encerrou nesta segunda-feira, 04, as atividades do projeto Chão da Escola referente a 2017. Os representantes das 21 Gerências Regionais de Educação estiveram presentes no ultimo encontro do ano, avaliando, sugerindo e trocando experiências vivenciadas durante o Projeto.

A proposta do Chão da Escola é trabalhar com a formação continuada, contemplando a meta 7 do Plano Nacional de Educação (PNE), que também é uma das prioridades da Seduc, e que  busca impactar nos indicadores educacionais. A diretora geral Gildete Milu, destacou a importância do Programa dentro da proposta de formação continuada e agradeceu o empenho de toda equipe que esteve envolvida no projeto, em nome da coordenadora do Chão da Escola, Elenice Neri.

A importância do Chão da Escola, de acordo com o professor Graziano Vieira, da 20ª GRE,  está na formação continuada em aspectos nos quais os professores não foram contemplados em suas formações. "Formar-se tornou-se obrigação nas escolas, lidar com temas como bullying, avanços tecnológicos não faz parte do currículo de muitos professores e o Chão da Escola foi um laboratório nesse aspecto", destaca Graziano.

A coordenadora de ensino de Valença, Maria Ivete de Araújo Rego, agradeceu a toda equipe em nome da secretária Rejane Dias por ter possibilitado a realização do Chão da Escola. "Hoje o resultado dessa formação é a alma da escola com uma equipe mais treinada, mais qualificada podemos ter melhores resultados na educação", disse.

O Diretor de Formação do Centro, Sebastião Ferreira, lembrou que fazer educação requer uma constante reflexão. "Ao formatarmos o programa nós sabíamos onde queríamos chegar,  estabelecemos metas e  hoje comemoramos os resultados", analisa o diretor de formação, Sebastião Ferreira.

Segundo a coordenadora do Programa, Elenice Neri, o encontro de hoje fecha um ciclo de formação e acompanhamento do Chão da Escola que buscou a qualificação do corpo docente a partir da realidade de cada escola. "Fizemos um monitoramento desse trabalho com a equipe aqui do Antonino Freire e estamos satisfeitos com os resultados", avalia.