CAS atende a 926 pessoas com cursos de LIBRAS este ano

O Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) é uma instituição que vem desenvolvendo atividades em prol de uma educação inclusiva, oferecendo cursos de Libras (Avançado, Libras Voz-Voz Libras, Formação de Instrutores para surdos; Formação de Tradutor/Intérpretes, preparatórios para o ENEM, Letras Libras e PROLIBRAS) destinados à alunos com surdez,  professores, familiares de pessoas surdas; aos profissionais de diversas áreas e pessoas da comunidade que prestam ou prestarão serviço aos surdos.

 

De acordo com Rachel Andrade, diretora do CAS, em 2017 o Centro atendeu 926 pessoas entre cursistas em formação, alunos surdos do ensino regular e AEE (Atendimento Educacional Especializado). Além de Teresina, os cursos de Libras são ministrados nos municípios de Piracuruca e Parnaíba. Em 2018 o atendimento chegará à cidade de Floriano.

 

A diretora ressalta a importância da capacitação dos professores para garantir o pleno atendimento dos estudantes com surdez. "É de suma importância a formação dos professores na Língua Brasileira de Sinais -LIBRAS para melhorar cada vez mais o atendimento aos alunos surdos que estão nas escolas regulares, contribuindo para  crescimento da educação inclusiva no Piauí", explicou.

 

Em janeiro de 2018 novas turmas serão formadas. "Todos os professores podem se inscrever, basta fica atento ao calendário de atividades que deve ser anunciado no site da Seduc no início do próximo ano. No ato da inscrição deve trazer cópia da documentação pessoal, como RG e declaração da escola em que é lotado", concluiu Rachel Andrade.