Seduc realiza avaliação do SAEPI em 581 escolas no Piauí

Aconteceu na manhã desta quarta, 29, a aplicação das provas do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI) que são referentes ao ano de 2017. Cerca de 140 mil alunos da rede estadual foram avaliados.


Implantado em 2011, pela Secretaria Estadual de Educação do Piauí (SEDUC), em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF), o Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI) fornece um diagnóstico do desempenho dos alunos e, por conseguinte, da rede avaliada, em relação aos conteúdos essenciais da  Educação Básica.



Nessa avaliação, as medidas de desempenho elaboradas a partir da aplicação dos testes cognitivos utilizam a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que permite apresentar a Proficiência obtida pelos alunos, e a Teoria Clássica dos Testes (TCT), que por sua vez apresenta os percentuais de acerto por descritor.  Além dos testes cognitivos, são aplicados questionários contextuais, por meio dos quais é possível aferir o nível socioeconômico dos respondentes, dentre outros fatores associados ao desempenho.


Em 2016 foram avaliadas as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, o percentual de participação foi de 78,6% com 100.942 estudantes avaliados nas etapas de escolaridade: 6º ano do Ensino Fundamental, 9º ano do Ensino Fundamental, 1ª série do Ensino Médio, 2ª série do Ensino Médio e 3ª série do Ensino Médio.



Este ano a previsão é de que 136 mil alunos do ensino fundamental (6° e 9º ano) e ensino médio (1ª, 2ª e 3ª série), das 21 Gerências Regionais de Educação sejam avaliados. Os estudantes fizeram as provas com o tempo de 2:30h.


De acordo com o diretor do CETI Francisca Trindade de Barras, Luis Augusto Silva, a frequência na prova SAEPI foi 100%. "Todos os 170 alunos da escola compareceram e gostaram muito da avaliação. Aqui temos duas turmas de cada ano e todas as séries participaram", comenta o diretor. Algumas escolas ofereceram um café da manhã reforçado para os alunos antes da prova, outras um momento de oração.



Além dos testes, todos os alunos, professores e diretores responderam um questionário contextual e socioeconômico como forma de identificar fatores associados à aprendizagem do alunado e uma visão mais detalhada da realidade educacional.


O SAEPI é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por intermédio do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd). Todas as informações quanto ao Sistema de avaliação estão disponíveis no link http://www.saepi.caedufjf.net/