Seduc participa de formação para Olimpíada de Português

Técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e das Gerências Regionais (GREs) participaram nesta terça-feira (21) de uma formação para a realização da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, um concurso nacional de produção textual voltado aos alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

A formação aconteceu no auditório do Tribunal de Contas do Estado e teve como objetivo capacitar professores e técnicos educacionais para desenvolver em suas respectivas escolas as sequências didáticas dos gêneros textuais exigidos na Olimpíada.

Docente da Universidade Estadual do Piauí, a professora Shirlei Alves ministrou a formação e explica que os participantes serão multiplicadores e devem incentivar a participação das escolas na Olimpíada. "A Olimpíada não é apenas uma competição de produção textual, e sim um processo que envolve os estudantes na aquisição de conhecimento sobre leitura, escrita, gramática, e interpretação", afirmou.

 O tema escolhido desde a primeira edição é ?O lugar onde vivo?, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

O concurso é bienal, por isso, em 2017, não haverá nova edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. Este ano, o foco do Programa Escrevendo o Futuro está nas ações de formação de educadores. Em 2018 acontecerá a 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.