Antonino Freire encerra curso Técnico de Secretaria Escolar


Encerrou nesta terça, 21, o curso técnico e Formação em Secretaria Escolar do Centro de Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire. Cerca de 30 alunos concluíram o curso que teve nove módulos no período de maio a novembro desse ano.

O curso coordenado pela professora doutora, Socorro Carvalho, teve como objetivo instrumentalizar  e orientar os integrantes da Secretaria Escolar para que possam desempenhar com eficiência  as suas funções, garantindo assim  a dinamização do sistema escolar.

Durante o encerramento, o diretor de Formação, Sebastião Ferreira, agradeceu o empenho de toda equipe docente e discente e reafirmou o papel do Antonino Freire enquanto Centro de Formação Continuada para a oferta de formações aos profissionais da rede pública estadual de Educação. Também estiveram presentes as professoras formadoras Evana Meire e Cláudia Martins. 

Para os alunos que concluíram o curso foi uma oportunidade ímpar de aperfeiçoamento profissional. "O curso foi um aprendizado de grande valia. Dificilmente a gente vê esses cursos para quem trabalha nas secretarias, então esse curso foi muito positivo", diz Ednan Maria da Silva, que trabalha na Escola Paulo Ferraz. 


"Durante o curso a carga horária foi curta (40 h), porém, muito proveitosa", avaliou a técnica em biblioteca, Mara de Jesus Coutinho, sugerindo que o curso se estendesse para 120 horas. A sugestão, segundo a coordenação do curso já é uma das mudanças que devem ser implementadas a partir de 2018. "A vantagem da elevação da carga horária para 120 horas é que vai contemplar a mudança de nível dos cursistas", explica a coordenadora do curso, Socorro Carvalho.

Para a  técnica em biblioteca, Maria Luisa Gomes da Silva, que  trabalha na Escola Milton Brandão, o curso foi uma excelente oportunidade de troca de experiências e crescimento profissional. "Esse curso abriu os horizontes porque vim de uma área diferente e fui trabalhar em uma secretaria escolar e não tinha formação nessa área. Ele abriu meus horizontes", avalia.

Para Camila Valéria Sousa, que trabalha na Escola James Azevedo, o curso foi proveitoso por focar na área especifica de secretaria preparando os profissionais  quem atuam nessa área nas escolas que na maioria dos casos vão atuar sem uma formação especifica.