Agentes de Portaria recebem treinamento em Libras

Profissionais da rede estadual de ensino que participam do curso de Agente de Portaria - Defesa Pessoal, no Centro de Formação Antonino Freire, recebem nesta segunda-feira (06), um treinamento voltado à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). O módulo faz parte da proposta da rede estadual de preparar toda comunidade escolar para lidar com a inclusão em sentido amplo.



Além dessa capacitação, no módulo anterior os participantes tiveram aulas com a psicopedagoga Cristina Miranda que é presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia do Piauí. "A proposta do módulo foi capacitar essas pessoas que estão à frente das escolas, para que saibam receber bem esse público. Quando a gente fala da inclusão a gente não fala apenas dos jovens que tem dificuldades físicas mas fala de todos e o acolhimento é a porta de entrada de qualquer espaço", explica a psicopedagoga.

De acordo com a coordenação do curso, no módulo que inicia nesta segunda, que será ministrado pela professora de Libras, Ednalda Miranda, a equipe vai aprender noções de LIBRAS para que possam atender melhor os surdos.

O curso de agente de Portaria - Defesa Pessoal é resultado de uma parceria com a Secretaria de Segurança através do RONE e visa capacitar os profissionais que atuam como agentes de portaria não apenas do ponto de vista físico mas também psicossocial.