Professores recebem formação para trabalhar audiovisual e resgate cultural nas escolas

 

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (Seduc) firma parcerias para estimular o uso de materiais audiovisuais e promoção do resgate cultural no ambiente escolar. Cerca de 100 professores da rede estadual receberão formação para desenvolver os projetos nas escolas.

O primeiro projeto é o "Cine - Educação: Direitos Humanos", que foi desenhado como uma tecnologia social para a introdução do audiovisual no ensino básico, pensado a partir da 7ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que aconteceu em Teresina, em novembro de 2012.

Segundo Sérgio Serapião, coordenador do projeto, "quase 100 professores de Teresina e Grande Teresina passarão por formação para implantar o projeto nas escolas, com previsão de início para o mês de março".

O Programa Cine-Educação desenhado e implementado como uma tecnologia social para a introdução do audiovisual no ensino básico do país, já realizou mais de 900 sessões de cinema, capacitou mais de mil professores da rede pública de ensino em todo país e atendeu a mais de 70 mil alunos. No Piauí, o programa é uma parceria entre Seduc, Ministério da Cultura, através da Cinemateca Brasileira, e a secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

  

Litoral piauiense

Para a região do litoral piauiense o projeto "Janela para o Mundo" formará também cerca de 100 professores para incentivarem o trabalho de resgate cultural nas cidades de Parnaíba e Ilha Grande de Santa Isabel. O patrimônio material e imaterial cadastrados no Projeto devem ser condensados em um produto cultural produzido pelos alunos-pesquisadores.

Mais Informações:

(86) 3216-3396 (Fátima Solano)