Leitura Inclusiva é tema do curso de Biblioteca Escolar

Com o tema "Leitura Inclusiva na perspectiva da literatura infantil", o Centro de Formação Antonino Freire encerrou o sexto módulo do Curso de Formação em Biblioteca Escolar que visa preparar os profissionais que atuam nas bibliotecas da rede pública estadual de ensino. O próximo passo será a realização de um Plano de Intervenção que acontece nos dias 06 e 20 de novembro.

De acordo com a professora Cláudia Martins, que ministrou o módulo de "Leitura Inclusiva", quanto mais cedo as crianças tiverem contato com o tema inclusão com mais naturalidade eles vão lidar com o tema. "Trabalhar com a literatura inclusiva é uma excelente oportunidade para fazer a criança respeitar as diferenças e trabalhar desde criança uma cultura inclusiva. A pessoa com deficiência é um cidadão como qualquer pessoa e precisa estar inserido em todo contexto educacional e a literatura é uma das portas", explica Cláudia Martins.

Para Carina Érica Soares que trabalha na biblioteca da Seduc, o curso de Formação em Biblioteca Escolar tem proporcionado uma mudança de visão sobre o papel do profissional que atua na biblioteca. "Antes nós tínhamos uma visão de biblioteca como apenas um depósito de livros, a partir do curso nós percebemos que a biblioteca é um local dinâmico onde há espaço para diversas atividades pedagógicas e estamos  aperfeiçoando o trabalho", avalia.

De acordo com a professora Francisca Gomes, que trabalha na Unidade Escolar Severiano de Sousa, no bairro Acarape, nos últimos anos se fala muito em inclusão, mas também é preciso mais ações para mostrar como fazer a inclusão acontecer de fato. "Acredito que não basta, por exemplo, criar uma sala de AEE, mas conscientizar todos da importância da inclusão de fato e de direito", pondera.

Segundo a servidora Natércia M. de Carvalho,  o que se percebe é que o trabalho da inclusão precisa romper os muros da escola e incluir também as famílias, desmistificando alguns mitos sobre o tema.

Segundo a professora formadora, Maria do Socorro Carvalho, o curso de formação em Biblioteca Escolar tem como objetivo promover o conhecimento dos profissionais da educação sobre o funcionamento da biblioteca escolar tendo como elemento norteador o processo pedagógico da escola na formação continuada.