Seduc e Instituto Unibanco promovem curso do Jovem de Futuro

De 7 a 10 de novembro a Secretaria de Estado de Educação do Piauí (Seduc) e o Instituto Unibanco promovem um curso para gestores escolares da rede pública voltado ao monitoramento e avaliação de resultados. A formação faz parte do programa Jovem de Futuro, implementado na rede pública de Ensino Médio do Piauí.

Compreender as etapas de execução, monitoramento e avaliação de resultados do Plano de Ação das escolas de Ensino Médio público é o principal objetivo do curso "Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem: módulo II", que será promovido de no Hotel Blue TreeTowers Rio Poty, em Teresina. O primeiro módulo do curso ocorreu em setembro deste ano, quando os gestores aprenderam a elaborar um plano de ação para as suas escolas, com o objetivo de melhorar o desempenho de aprendizagem dos estudantes.

O coordenador estadual do Programa Jovem de Futuro, Eduardo Castelo Branco, revela que agora, o objetivo é colocar em prática as iniciativas e avaliar seus resultados.   "Depois de se aprofundarem na elaboração de um plano de ação para cada escola os gestores enfocarão na sua implementação, monitoramento e avaliação de resultados", afirma.

Os cursos presenciais têm duração de 16 horas e reunirão profissionais da 1ª a 21ª Regionais de Educação do estado. Eles serão divididos em dois grupos: nos dias 7 e 8 de novembro (gestores da 1ª à 8ª Regional, além da 18ª), e nos dias 9 e 10 (da 9ª a 21ª Regionais, com exceção da 18ª).

Destinado à dupla gestora de cada escola (diretor e coordenador pedagógico), além do profissional de Apoio ao Circuito de Gestão (ACG),o curso fornecerá insumos para a construção de processos internos que contribuam com as etapas de execução, monitoramento e, por último, avaliação das ações implementadas, para saber se a escola está cumprindo o percurso planejado e alcançando os resultados esperados de melhoria de desempenho dos estudantes.

Os cursos de formação de gestores fazem parte do método Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem (GEpRA), implementado pelo Jovem de Futuro com o objetivo de promover condições para uma gestão com foco em resultados de aprendizagem e pautada por uma atuação democrática. Espera-se também que nesta etapa os gestores reconheçam a equidade como princípio orientador de uma gestão voltada para resultados de aprendizagem.