Seduc realiza ação psicossocial com alunas da Penitenciaria

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Programa Mulheres Mil, vem realizando um trabalho psicossocial com as reeducandas da Penitenciária Feminina de Teresina. 



Com técnicas de relaxamento, dinâmica individual e em grupo, a psicóloga Amanda Borralho, a Assistente Social, Ana Carolina Damásio e equipe técnica do Programa Mulheres Mil realizaram oficinas onde elas expressaram seus sentimentos através de desenhos, atividades de relaxamento e outras atividades corporais.



Para a psicóloga Amanda Borralho, o trabalho psicossocial é muito importante principalmente para quem vive no sistema prisional.  "Tudo pode interferir no aprendizado das alunas, e com as atividades de dinâmicas individual e em grupo fica bem  mais fácil para que se tenha bons resultados nas aulas", afirmou.



O trabalho de acompanhamento e monitoramento psicossocial da equipe técnica do Programa acontece durante as aulas dos cursos técnicos que estão sendo executados no local. "Além de estarem sendo preparadas para o mercado de trabalho, elas também estão sendo preparadas para um convívio melhor com a sociedade, onde a autoestima é um dos principais temas  que está sendo abordado com as reeducandas", informou a psicóloga Amanda.



O Programa Mulheres Mil está sendo executado pela Seduc, através da Unidade de Educação Técnica e Profissional, em parceria com a Secretaria de Justiça do Estado e está ofertando Cursos Técnicos da Modalidade FIC (Formação Inicial Continuada) para reeducandas da Penitenciária Feminina de Teresina e Parnaíba. São  cursos de Microempreendedor, Individual, Técnico em Vendas, Recepcionista e Vendedor,   além do  Curso Técnico de Monitor de Dependência Química para as Agentes Penitenciárias de Teresina.