Colégio Militar marca solenidade para entrega de fardamento

O Colégio da Polícia Militar do Piauí - CPMPI realiza na manhã desta quarta (11), a solenidade de entrega do fardamento escolar para os 200 novos alunos da escola. O evento acontece na quadra do colégio a partir das 8h e contará com as presenças da secretaria de estado da educação Rejane Dias, do comandante geral da policia militar Carlos Augusto Gomes de Souza e do secretário de estado de segurança, Fábio Abreu.

De acordo com a diretora da escola, a capitã Ana Cristina, esse é o momento que oficializa a entrada dos alunos no colégio. "Com o recebimento do fardamento militar escolar, esses 200 jovens já podem ser considerados alunos do Colégio Militar do Piauí", destaca a diretora.

O CPPM prima pela educação de qualidade e sempre realiza projetos para o Exame Nacional do Ensino Médio, visando à melhoria do rendimento escolar e aprovação no exame, projetos ligados às olimpíadas de física, matemática, e ainda astronomia, assim como outros projetos na área de português e história. O que a diferencia das demais escolas é apenas o acréscimo de 3 disciplinas na grade curricular que segue padrão militar: Ordem Unida, que aborda trabalho em equipe, solidariedade; Instrução Geral que trata de assuntos como Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente, educação para o trânsito e etiqueta social. Os alunos também tem responsabilidade na manutenção e cuidados pelo espaço escolar.

Os estudantes são cobrados pelo cumprimento dos horários, realização das tarefas, pelo tratamento cordial e respeitoso aos professores, aos colegas, servidores e diretores, além da higiene e organização. Os professores são civis e a base das disciplinas é adequada aos parâmetros curriculares adotados pelo Ministério da Educação para o ensino médio.

O Colégio está localizado no bairro Morada do Sol, à rua, Valdemar Martins, 3360 em Teresina.

Escola Militar

Inaugurado em agosto, de 2015, o CPMPI é o primeiro do estado, seus alunos são adequados ao modelo militar: farda, calçados, rapazes de cabelo cortado e moças de cabelo preso. Além disso, a grade escolar também é diferenciada. Os alunos ficam no colégio em horário integral, das 7h30 às 16h30 e possuem na grade curricular disciplinas como Ordem Unida, Instrução Geral, e Libras.

A escola é administrada pelas capitãs Ana Cristina Sousa, diretora, e Elis Regina, diretora adjunta. Já os docentes ficam por responsabilidade da Seduc. Dez policiais militares ficam encarregados da monitoria da escola.

Todo ano é realizado um processo seletivo para a admissão de novos alunos, devido à grande busca de vagas. Das vagas ofertadas, 10% são destinadas à alunos vindos de escolas particulares, 60% para escolas públicas e 30% são reservadas para dependentes de militares. O modelo militar está sendo bem aceito principalmente pelos responsáveis dos discentes. Os pais são assíduos e comparecem às reuniões e atividades promovidas pela escola, demonstrando interesse no processo educacional.