Grêmios estudantis superam expectativas nas escolas públicas

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com o objetivo de incentivar o protagonismo juvenil vem apoiando a reformulação e implantação de grêmios estudantis nas escolas da rede estadual de ensino, por meio das ações da Supervisão de Grêmios Estudantis - SUGRES.


Segundo Hedson Barata, supervisor de Grêmios, o trabalho teve início em janeiro e já superou as expectativas da Seduc. "Nossa meta era inicialmente implantar 17 grêmios, mas já temos cerca de 70 grêmios estudantis em escolas de todo o Estado. Nossa expectativa era observar uma melhoria de pelo menos 40% nessas escolas e hoje já ultrapassamos essa meta. Temos alunos comprometidos com a educação, entusiastas e que auxiliam na gestão", afirmou.


Além de dar voz oficial às demandas estudantis dentro da gestão escolar, o grêmio é importante por oportunizar aos jovens agir politicamente e conciliar opiniões por meio do diálogo. 


Os alunos recebem uma formação para atuar nos grêmios estudantis, aprimorando a sua capacidade e protagonismo. Os estudantes realizam palestras, atividades culturais e contribuem com a escola, de modo geral. Hedson Barata afirmou ainda que até o mês de dezembro a Seduc deve disponibilizar materiais como computadores para os grêmios.



No último final de semana as escolas da rede estadual, do município de São João do Piauí receberam uma equipe da Supervisão de Grêmios Estudantis para a implantação das agremiações, na oportunidade os alunos receberam uma formação para atuarem nos Grêmios.