Suicídio é tema de conferência em Paulistana

Aconteceu na última sexta (29/09), em alusão à campanha "Setembro Amarelo", no auditório do Centro Estadual de Tempo Integral - CETI - Lucinete Santana da Silva de Paulistana, a I Conferência para Prevenção do Suicídio com o tema: "Falar é a melhor solução".


A programação que incluiu palestras, trabalhos em grupo e mesa redonda, aconteceu das 8h às 17h. A Conferência contou com o apoio da Igreja Católica e Evangélica com a colaboração de religiosos com palestras, o apoio do CAPS com enfermeiros e psicólogos da própria escola e ainda o apoio total do  CVV -  Centro de Valorização da Vida.



O evento teve início com a fala da diretora do CETI, a professora Lucicléia Acioly Rebouças Lima sobre a importância de se debater o tema na escola, com profissionais qualificados e os estudantes. 


Logo após, a palestrante Joycilena Oliveira (Psicóloga), proferiu palestra falando sobre a prevenção ao suicídio, Por que? Para que? Como? Reflexões históricas sociais para uma compreensão critica da morte de si e o histórico do índice do Piauí. 


Para a estudante do 2º módulo de enfermagem,  Gilmara dos Santos Aristao, o encontro foi uma lição de vida. ?Foi tudo perfeito, um aprendizado e tanto para todos os alunos. Gostaria de parabenizar a direção da escola e todos os parceiros envolvidos por tão importante evento.



Dando continuidade ao evento, outra psicóloga, a palestrante Mariana Damasceno, falou sobre as principais doenças associadas ao comportamento suicida. Ainda pela manhã uma mesa redonda onde se discutiu "As características do comportamento suicida nas diversas fases do desenvolvimento humano" com os palestrantes: Robervânio Nobre (CAPS AD), Sttefany Moreira (CAPS I) e Erinaldo Reinaldo (CAPS INFANTIL).


De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Nailene A. Biscola a conferência transcorreu conforme o esperado, os alunos compareceram em peso, uma vez que o assunto é de suma importância para a nossa região, porque o índice de suicídios e tentativas é alto. "Vários profissionais se uniram em prol da causa. Tanto os profissionais da escola, como da rede acolhimento, como o CAPS AD, CAPS INFANTIL E RAPS. O que fez com que toda a comunidade escolar se unisse em torno do tema. Por isso considero que a conferência de prevenção do Suicídio, foi um sucesso", disse a coordenadora.


No período da tarde, a programação continuou com o palestrante, Pastor Manoel Messias de Lima falando sobre "Família, escola e suicídio".


Em seguida foi realizado um trabalho em grupo onde foram discutidos vários temas, como: "Quais as barreiras para a detecção e a prevenção do suicídio"; "Suicídio entre estudantes"; "O comportamento suicida" e "Fatores de risco e de proteção como identificar o paciente suicida".


O evento encerrou com uma mesa redonda com a discussão sobre os temas dos trabalhos em grupo e com a apresentação dos trabalhos pelos estudantes.