Centro de Referência em Educação ganha Polo da Universidade Aberta do Brasil
De acordo com a gerente pedagógica da
Supes, Lindalva Vieira Barros, após o sinal verde do Ministério da Educação
será feito o credenciamento das instituições (UESPI e/ou UFPI) para oferta dos
cursos, que farão a seleção dos alunos e dos tutores através de edital.

Quanto aos cursos que serão ofertados no polo, a prioridade será para os cursos de licenciatura. Os cursos autorizados pelo MEC para funcionar na Modalidade Educação a Distância são: pedagogia, português, inglês, espanhol, matemática, filosofia, física, química, biologia. As Instituições credenciadas também trabalham com a formação de profissionais nas áreas de bacharelado em administração, sistema de informação e administração pública.
"A oferta dos cursos é feita baseada nas necessidades do Estado, ou seja, as instituições já credenciadas (UFPI e/ou UESPI) fazem a oferta em função da demanda de necessidade de professores do Estado", explica Lindalva.
Quanto aos critérios para seleção, serão contemplados alunos que tenham ensino médio, que sejam aprovados na seleção e que tenham disponibilidade para cumprir o percentual de carga horária presencial, além do compromisso de manter em dia as obrigações feitas via on line, através da Plataforma Moodle.

No projeto Universidade Aberta do Brasil, a Seduc é a mantenedora do programa que hoje conta com 30 polos em funcionamento. Desde a implantação do projeto UAB foram disponibilizados cerca de 10 mil vagas. Segundo a gerente, uma das vantagens da UAB é promover a inclusão através da educação à distância, o que permite a formação do aluno em lugares e tempo diversos.
A Seduc, além de responsável pela infraestrutura dos polos da UAB, disponibiliza também pessoal administrativo para polos e recursos financeiros para manutenção dos prédios, além de fazer o acompanhamento das atividades do polo através de encontros e visitas técnicas.
O que é a Universidade Aberta do Brasil
A Universidade Aberta do Brasil - UAB é uma forma de proporcionar a inclusão educacional com a mediação de novas tecnologias de informação e comunicação. O decreto n° 5.622, que regulamenta a Educação à Distância no Brasil, caracteriza a modalidade de Educação à Distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares e tempos diferentes.