Professores do Ceti Darcy Araújo são qualificados em LIBRAS


A equipe da Formação Profissional do Centro de Formação dos Profissionais da Educação da Básica Antonino Freire inicia nesta, segunda-feira (02), das 13h:30min às 16h, um curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Darcy Araújo, da 20ª GRE, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A proposta é preparar os professores para facilitar a inclusão contemplando assim o que diz a Lei 10.436/2002.

O curso é voltado para professores e para o corpo administrativo da escola, que tem em seu quadro alguns alunos com deficiência. Dessa forma, se procura facilitar a comunicação entre o corpo docente e discente facilitando a inclusão dos alunos que apresentem alguma limitação na comunicação.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Centro, Enileide Carvalho, a iniciativa surgiu de uma solicitação da gerente da 20ª GRE. O cronograma do curso será toda segunda-feira, quinzenalmente, com duração até dia 11 de dezembro.   "O Centro está a disposição de todas as GREs para otimizar a aprendizagem dos alunos, viabilizando melhores condições aos docentes", diz Enileide.

Segundo a professora de Libras, Edinalda Viveiros, responsável pelo curso, a proposta é que os professores tenham noções básicas sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). "Vamos contemplar no plano da disciplina, noções básicas como saudações, alfabeto, dentre outros", explica a professora Edinalda Viveiros.

Atualmente o Centro tem em andamento duas turmas do curso de Libras em que as aulas acontecem às terças e quintas, uma pela manhã, das 8h às 12h e outra a tarde das 14h às 18h.