Alunos comemoram Dia Nacional do Surdo


O Dia Nacional do Surdo, celebrado dia 26, e o Dia Internacional do Surdo, celebrado dia 30 de setembro, foram lembrados pela turma do curso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) do Centro de Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire, com uma comemoração envolvendo alunos, gestores e pessoas com deficiência auditiva que estudam no Centro de Formação.


Durante a comemoração, os alunos do módulo I do curso de Libras solicitaram à direção que a instituição oferte o módulo II do curso, pois está sendo finalizado o módulo I e a equipe tem interesse em continuar a formação na Língua Brasileira de Sinais. A direção se comprometeu em analisar a viabilidade da solicitação assim que receber um pedido formal para que seja encaminhado à Seduc. "A Seduc tem todo interesse de promover ações que contemplem quesitos de acessibilidade como esse", explicou. 

Durante a comemoração, os alunos fizeram uma apresentação em grupos, trazendo uma mensagem  em Libras. A diretora geral, Gildete Milu; a diretora adjunta, Regina Saboia; o diretor administrativo,  João Patrício Carvalho e a coordenadora pedagógica, Conceição Galvão, participaram da comemoração com os alunos, além de familiares que acompanham uma aluna que tem deficiência auditiva.


A professora de Libras, Edinalda Viveiros, destacou a importância do domínio da Língua Brasileira de Sinais para inclusão pessoa com deficiência auditiva não apenas no sistema educacional, mas também em outros serviços públicos ou privados onde é fundamental a comunicação.

A aluna concludente do curso Técnico em Biblioteca Escolar da instituição, Mariana Alves Teixeira, que tem deficiência auditiva, participou da comemoração e agradeceu à instituição, aos professores e aos colegas pelo trabalho de resgate da importância da inclusão.