CEEPs são destaques em Circuitos de Ciências

Os Centros Estaduais de Educação Profissional estão se destacando com projetos inovadores apresentados na Etapa Regional do Circuito Estadual de Ciências, realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) nesta terça feira (23) em vários municípios do Esotado.

O CEEP  João de Deus Carvalho, do município de Inhuma, participou apresentando o projeto: "Balança Calórica", construída com garrafas pet. A iniciativa que permite a observação da geometria dos sólidos, cálculos de razão e proporção, obteve a primeira colocação na modalidade do Ensino Profissionalizante. Com o projeto foi possível enfatizar e associar conceitos matemáticos presentes no cotidiano da sociedade, como a relação entre o sistema de grandeza de peso e o de calorias.

Além desse projeto, o CEEP João de Deus Carvalho foi selecionado com o trabalho do Ensino Médio regular "A Matemática Nas Redes Sociais" que também estavam concorrendo na etapa regional.

O CEEP Benedito Leal do município de Valença participou pela primeira vez da Etapa Regional do Circuito Estadual de Ciências com o projeto,"Mão Amigas que Multiplicam Ações". O trabalho conquistou o 3º lugar na competição.  A experiência mostrou através da utilização matemática a adaptação de um braço hidráulico que objetiva facilitar o dia a dia das pessoas com deficiências físicas e motoras. Tendo como problemática o convívio com um aluno deficiente os alunos pesquisaram uma forma de ajudá-lo a transferir objetos de um ponto a outro, diminuindo assim suas dificuldades de movimentação.

Em Parnaíba, o CEEP Ministro Petrônio Portela foi bicampeão no Circuito, apresentando  o trabalho "Aplicando a Matemática na Economia da Energia Elétrica em uma Propriedade Rural no Município de Ilha Grande". A escola disputará no mês de outubro a etapa estadual em Teresina

O projeto teve como ênfase o uso de alternativas sustentáveis para gerar economia energética em uma pequena propriedade rural usando materiais recicláveis e cálculos simples que facilitam o entendimento por parte da comunidade.

O objetivo é utilizar a matemática no planejamento econômico do orçamento familiar de uma pequena propriedade rural, além de desenvolver alternativas viáveis para gerar economia energética com a utilização de alternativas sustentáveis, como a construção de uma bomba em espiral que será analisada por meio de cálculos de vazão.