Tem início formação do Pacto pela Aprendizagem

 

Teve início na manhã desta segunda-feira (25) um novo encontro do curso Gestão para a Aprendizagem.  O curso é fruto de uma parceria de sucesso entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Fundação Lemann e representa uma das frentes de atuação do Pacto pela Aprendizagem. 

A coordenadora da equipe central do acompanhamento pedagógico do Pacto, Viviane Carvalhedo, destaca que a atividade visa à melhora dos indicadores da educação e vai até esta terça-feira (26). 

"O encontro de formação é voltado para a dupla gestora (diretor e coordenador) das escolas que ofertam o Ensino Fundamental na rede e tem representantes de todas as Gerências Regionais de Educação (GREs). O curso está sendo realizado nas salas 07, 08 e 09 do Centro de Formação Antonino Freire, em Teresina", explica a coordenadora. 

A gerente de Ensino Fundamental da Seduc, Marília Aragão, enfatiza que esta é mais uma etapa de formação dos gestores do pacto, que é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí, reforçando as ações para o Ensino Fundamental. "83 escolas de ensino fundamental participam dessa formação, mas a secretária de Educação, Rejane Dias, já garantiu mais vagas para novas escolas no próximo ano", relata. 

Maria Luisa Alves, diretora da Unidade Escolar Professor Antônio Maria Madeira, de Teresina, observa a importância do curso para a evolução das escolas. "O curso deu oportunidade para que pudéssemos fazer uma análise da escola, os pontos fracos, relevantes e com isso melhorar o rendimento escolar dos nossos alunos", afirma. 

Cristina Harich, professora formadora, informa que o curso Gestão para Aprendizagem, que tem carga horária de 360h, finalizou o módulo I e está iniciando o módulo II, etapa esta onde os gestores que alcançaram o percentual de 75% ou mais nas atividades podem dar sequência ao curso.

 

"O Gestão para Aprendizagem pretende contribuir com os gestores no acompanhamento mais efetivo de suas escolas, através de instrumentos e ferramentas potencializando o trabalho como gestores, enxergando a escola de maneira sistêmica, potencializando a gestão democrática e participativa, para que eles integrem os instrumentos da escola em prol da aprendizagem", completa a professora.