Lançado II Simpósio dos Profissionais da Educação

Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 22, no memorial Esperança Garcia, o lançamento do II Simpósio dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Piauí, que tem como tema "A valorização dos profissionais da Educação Básica: avanços, retrocessos e desafios". O Simpósio acontece de 13 a 15 de dezembro deste ano, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire e tem como público alvo professores e funcionários da rede estadual de ensino além de acadêmicos.






Os interessados em participar já podem fazer as inscrições a partir de hoje, clicando aqui. A programação inclui minicursos, palestras, mesa de debates, lançamento de livros, atividades culturais, dentre outras.   



Segundo o Superintendente da Seduc, Carlos Alberto Pereira, a iniciativa representa um avanço no trabalho de formação continuada no Estado do Piauí.

 

"Está de parabéns o Centro de Formação. Aprendemos muito com o primeiro Simpósio. Agora essa iniciativa é uma forma de analisar a legislação, ver o que tem de moderno e trazer para prática. É o centro de Formação cumprindo mais uma etapa de sua missão que cuidar da formação continuada de todos os profissionais que fazem a educação e isso não inclui somente o professor, mas todos profissionais que fazem a educação", explica Carlão.  

 

Para o professor Raniere Veras, do Centro Cultural de Línguas, a iniciativa é positiva por valorizar a dignidade do professor e dar ao aluno condições de desenvolver suas competências na área do ensino-aprendizagem. "O mais importante da iniciativa é que vai além do conhecimento filosófico, mas trata do conhecimento voltado para a sala de aula" disse.  

 





Durante a abertura do evento a diretora geral, Gildete Milu destacou a importância da iniciativa na Consolidação do Centro de Formação Antonino Freire na formação continuada do corpo docente da Seduc e fez a apresentação do site mostrando a estrutura de como o Simpósio está organizado e da equipe responsável pelo Simpósio. "Esse é o momento mais importante na formação dos profissionais do Estado do Piauí", pontuou.




Para a representante do SINTE, Pauliane Almeida a iniciativa é muito positiva por trazer para debate as condições de trabalho e a valorização do professor. Para a representante da categoria é  uma forma do acompanhar como as mudanças pelas quais a educação está passando impactam na valorização do profissional da educação.