III Circuito de Ciências acontece em todo o Estado

A maior parte das Gerências Regionais de Educação (GREs) realizam, durante toda esta sexta-feira (22), a etapa regional do III Circuito de Ciências das Escolas da Rede Pública de Ensino do Estado do Piauí, com o tema A Matemática está em Tudo. Os eventos envolvem as escolas jurisdicionadas a cada GRE.

O III Circuito de Ciências é uma promoção do Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet) e a Fundação de Amparo a Pesquisa (Fapepi).

O projeto tem como objetivo promover a cultura científica na comunidade escolar, realizando atividades que favorecem o letramento científico e a prática de processos investigativos entre estudantes e gestores.

O gerente de Ensino Médio da Seduc, Clebe Sousa, que estava presente à etapa regional da 4ª GRE, explica que o Circuito ocorre em três etapas: local, já realizada pelas escolas; regional, que acontece agora e é realizada pelas GREs; e Estadual, que selecionará a campeã do Circuito.

"O III Circuito de Ciências tem, este ano, a temática A Matemática está em Tudo e o formato abrange todas as Gerências Regionais de Educação, a fim de propiciar a todas as escolas a participação", observa o gerente.

Para a gerente da 8ª GRE (Oeiras), Luzia Saldanha, a Matemática faz parte da vida e auxilia na resolução de situações do dia a dia e que é um componente indispensável na construção da cidadania. "Por isso, a Matemática interfere muito na formação intelectual do ser humano, daí  a relevância de seu ensino ser assumido como compromisso social com o educando e com o contexto social a que pertence", disse a gerente.

A Etapa Estadual será realizada nos dias 28 e 29 de outubro de 2017, durante a PIAUITEC, em Teresina, com a exposição dos 63 projetos selecionados na etapa regional.

Os projetos apresentados nas três etapas do Circuito de Ciências receberão certificados de participação e os estudantes concorrerão a prêmios em todos os níveis/modalidades de ensino.

No dia 26 de setembro acontece a III etapa do Circuito das GREs de Parnaíba (1ª), Valença (7ª) e Bom Jesus (14ª).