Seduc inicia curso de Gestão Escolar para Resultados



Iniciou, nesta terça-feira (19), o Módulo I do curso Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem (GEpRA), realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Unibanco. A capacitação acontece até o dia 22 de setembro, no Blue Tree Hotel, em Teresina, das 9h às 18h e é voltada para diretores e coordenadores pedagógicos das escolas da rede estadual.




A formação terá três módulos; este primeiro, que trata de planejamento; o segundo, que acontecerá no mês de outubro e o último que será realizado em fevereiro de 2018. "Ao todo serão 160 horas de capacitação que tornará os diretores e coordenadores pedagógicos aptos a atuarem na implantação da sistemática de monitoramento e avaliação de resultados da metodologia Jovem de Futuro", explica o coordenador estadual do Programa Jovem de Futuro, Eduardo Castelo Branco.




De acordo com a secretária da Educação, Rejane Dias, a parceria entre a Seduc e o Instituto Unibanco tem em vista melhorar os indicadores da educação dentro de todas as escolas do Estado. "Estamos focados em melhorar o ensino da Rede Pública, em especial o ensino da Matemática e da Língua Portuguesa, que são duas disciplinas que têm grande peso no Enem e também na Prova Brasil, que será realizada esse ano e vai refletir no nosso Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb".






Eduardo Castelo Branco ressalta ainda que essa é a segunda rodada da formação. A primeira aconteceu entre os anos de 2015 e 2016, na qual foram capacitados 275 gestores. "Nessa nova etapa contemplaremos 380 gestores. Muitos deles, recém empossados pela secretaria após a realização de processo seletivo", afirmou Eduardo Castelo Branco.


JOVEM DE FUTURO
 
O Jovem de Futuro é um projeto de Gestão Escolar para resultados, desenvolvido pelo Instituto Unibanco, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), visando à melhoria do desempenho escolar dos alunos e a redução dos índices de evasão. As escolas atendidas recebem apoio técnico e financeiro para desenvolvimento de um plano estratégico de melhoria de resultados, com duração de três anos.
 
O Jovem de Futuro está presente nas escolas da rede estadual  do Piauí desde 2015. Até 2018, o programa abrangerá 370 escolas de Ensino Médio do Estado.