Instituto Probem prepara avaliação do Palavra de Criança

A professora Ana Paula da Universidade Federal do Ceará, esteve na última quarta-feira, 23, no Instituto Probem para realizar a formação da banca avaliadora das provas  do Programa Palavra de Criança. Pelo menos 18 mil crianças de 150 cidades do Piauí, vão ser avaliadas nos quesitos escrita e leitura.

O Programa Palavra de Criança, do UNICEF, é executado no Piauí pelo Instituto Probem. Desde 2010 o instituto faz o reforço na educação piauiense, contribuindo para a alfabetização de jovens, crianças e adultos. "O Palavra de Criança trabalha com alunos do 1º, 2º  e 3º ano do ensino fundamental, o objetivo é dá ao professor técnicas para que o ensino da escrita e da leitura seja bem executado", explicou Carmem Portela, coordenadora do programa no Piauí.

As consultoras técnicas do Instituo Probem acompanham a rotina de professores, alunos e também da família, que é convidada a se aproximar da vida escolar dos pequenos piauienses, através do programa Família Aprendendo Junto.

Os municípios piauienses abraçaram o projeto que já começa a aponta mudanças significativas nessas cidades. "Em 2012 iniciamos mais um ciclo de alfabetização que vai durar três anos, até lá das 18 mil crianças envolvidas no projeto pelo menos 80% serão alfabetizadas, essa tem sido a média alcançada nos municípios. Os relatórios de acompanhamento enviados pelos professores apontaram esses dados", afirma Carmem.

O Instituto Probem inicia as atividades 2013 com a aplicação da prova de avaliação do Programa Palavra de Criança para os alunos do 3º ano. Paralelo a isso, acontecem às formações continuadas para as equipes envolvidas com o projeto.

Fonte: Instituto Probem