Palestra debate a importância da preservação do arquivo público



Uma palestra com o tema "Arquivo Público" foi mais uma das atividades realizadas para comemorar o aniversário de 106 anos do Centro de Formação Antonino Freire. Tendo como palestrante o professor Dr. Antonio de Pádua Carvalho Lopes, da Universidade Federal do Piauí, a palestra realizada nesta quarta-feira (18) tratou da importância de se manter viva a história por meio da preservação de documentos públicos. 

De acordo com o palestrante, um dos maiores desafios que se apresentam hoje é a construção e preservação  da história  institucional da escola pública; a guarda e disponibilização de documentos e a construção de "lugares de memória" no interior da instituição escolar. 

O professor ainda parabenizou a criação do memorial como marco nos 106 anos do Antonino Freire. "Guarda não é esconder. Guardar não cumpre seu uso social que é compreender. É preciso disponibilizar o acervo para diferentes reflexões", ponderou  Antonio de Pádua.

A diretora geral do Centro de Formação, Gildete Milu, reafirmou o compromisso da preservação da memória da instituição bem como em zelar pelo resgate do acervo histórico e trabalhar pelo aprimoramento da missão da instituição.