Premen Norte realiza projeto Na Adolescência não Faça Filhos: Leia Livros

O Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Professor João Mendes Olímpio de Melo, conhecido como Premen Norte, iniciou nesta quarta-feira (18) a primeira fase do projeto "Na Adolescência não Faça Filhos: Leia Livros". O evento marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente.

A coordenadora do projeto, professora Lessandra Ribeiro, revela que o dia iniciou com a exibição de filmes e documentários sobre o tema da exploração infantil, além da distribuição de material informativo. "Mais de 600 alunos tiveram a oportunidade de ver as mídias e debater a problemática, que é de extrema importância sendo um dos principais temas da atualidade", relata.

No período vespertino os alunos assistiram a uma palestra da aluna de pedagogia Aline Cristina. Vítima e violência em sua infância, Aline deu um depoimento de como esse tipo de ato transforma a vida de uma pessoa. Aline relatou como buscou ajuda e superou os problemas.  "O Evento foi um sucesso e atingimos nossos objetivos de conscientizar os adultos de amanhã. Esse tipo de projeto é uma forma de proteger as crianças  e adolescentes", destaca Lessandra.

O projeto "Na Adolescência não Faça Filhos: Leia Livros" terá outras atividades durante o ano letivo.   

A data

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes" a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O  "Caso Araceli", como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.