Antonino Freire completa 106 anos com inauguração de memorial


Os eventos de comemoração dos 106 anos de fundação do Centro de Formação Antonino tiveram continuidade nesta terça-feira (17) com a inauguração de um memorial que reúne peças e documentos desde a fundação da antiga Escola Normal, também foram realizadas homenagens a ex-diretores e ex-alunos e apresentações artísticas. As comemorações continuam durante toda esta semana no auditório da instituição, com palestras, mesa-redonda e debates com a participação de alunos e professores. 


Durante o evento desta terça, a Secretária de Educação, Rejane Dias, falou em nome do governador Wellington Dias, que não pode participar devido a compromissos em Brasília, ressaltando a importância do resgate da história da instituição, bem como destacando a preocupação com os desafios que se apresentam hoje como a reforma do prédio e a qualificação dos professores. 

"O memorial é de suma importância, pois o centro tem sido referência na educação piauiense. Mas também estamos trabalhando para implementar as mudanças necessárias no tempo moderno garantindo melhor qualificação para os professores e melhores condições de funcionamento da escola", destacou anunciando que o prédio passará por uma reforma.  


A Diretora Geral do Antonino Freire, Gildete Milu, que foi aluna da instituição na década de 1980, frisou a importância do resgate histórico do Antonino Freire bem como o esforço conjunto da equipe para se firmar enquanto Centro de Formação de Professores. "Um dos nossos principais focos é a formação continuada", destacou.  

A ex-diretora Angelina Etelvina de Amorim, que falou em nome de todos os homenageados, disse que ao chegar ficou emocionada com o contexto criado (as recepcionistas vestidas de normalistas, o hino interpretado pela funcionária Fátima Ferreira) que a fez reviver a época em que foi aluna, professora e gestora da instituição.


A programação continua nesta quarta-feira (18), a partir das 9 horas, com uma mesa-redonda com o tema arquivo, na quinta-feira (19), às 8 horas, será realizada uma roda de conversa com ex-diretores e na sexta-feira (20), a partir das 9 horas, acontece uma mesa-redonda com o tema: "Formação de Professores e memorial".