Escolas da Zona Sul da cidade já percebem melhorias na segurança feita pelo CIPE

As propostas de planejamento da segurança das escolas da rede estadual feitas durante reuniões nos meses de março e abril deste ano, entre a 19º Gerência Regional, Policiais da Companhia Independente de Policiamento Escolar (CIPE), integrantes do UNAD e a própria Secretária de Educação, Rejane Dias, começam a apresentar seus primeiros sinais na melhoria da Segurança nas unidades da Zona Sul da Capital.

Com o sistema de policiamento criado a partir das estatísticas de violência em cada região, os policiais utilizam cinco viaturas para a realização do trabalho: um carro, que faz a ronda em toda a zona durante 24h, outro que realiza a ronda por 8h e três motos que fazem as rondas por 6h. E, recentemente, começou a ser adotado um sistema de trabalho voluntário por parte dos policiais.

"Agora nós analisamos pelas estatísticas as escolas na zona sul da cidade que apresentam maiores índices de falta de segurança e mandamos dois policiais que se voluntariaram para fazer a segurança da escola no seu dia de folga. Essas escolas estão em quatro bairros diferentes (Promorar, Saci, Bela Vista e Parque Piauí)", conta o capitão Jansen, representante do pelotão escolar.

A Gerente de Ensino da 19ª GRE, Marlene Lima, conta que não há uma ocorrência nas escolas da regional há três semanas, muito diferente da realidade de alguns meses. "Os professores reclamavam bastante das condições de trabalho por conta da violência, agora podemos ver as melhorias por conta deles se sentirem mais protegidos", conta.

Além disso, a gerente exaltada a liberdade de trabalho que se tornou maior com a diminuição da violência nos arredores das instituições de ensino, garantindo agora que é possível as unidades escolares promoverem caminhadas nas avenidas principais de bairros com grandes índices de violências.

"Esse policiamento deu mais segurança não só a equipe das escolas, mas também aos alunos, que ficam mais tranquilizados. Fizemos caminhadas na avenida principal do promorar e não houve uma ocorrência. Por conta da segurança policial, foi um momento bem bonito e relaxante, nós sentíamos a paz conosco", afirma a diretora.

Outras Gerências Regionais estão realizando reuniões para que as medidas também sejam tomadas nas suas zonas o mais rápido possível.